DirectX 12: tudo sobre a próxima evolução no mundo dos games

3 min de leitura
Imagem de: DirectX 12: tudo sobre a próxima evolução no mundo dos games

(Fonte da imagem: Reprodução/PC Perspective)

Aconteceu há pouco, na GDC 2014, a conferência da Microsoft, onde a companhia apresentou pela primeira vez as novidades do DirectX 12. As novidades impressionaram. Pela primeira vez uma API permitirá um controle tão poderoso do hardware aos desenvolvedores, levando os aplicativos mais próximos “ao metal” do que nunca.

Segundo a Microsoft, as GPUs vem evoluindo de forma muito mais rápidas que as CPUs. Com isso, as diferenças entre esses dois componentes acabaram ficando grandes. Esse é o maior desafio tanto para a Microsoft quanto para os desenvolvedores.

Os desenvolvedores, inclusive, há um bom tempo vem solicitando uma API desse tipo. Algo que seja “estilo console” e permita aos desenvolvedores ter mais controle de o que está sendo projetado. Com isso, o novo DirectX 12 chega para eliminar gargalos entre os aplicativos e a GPU, garantindo mais eficiência aos projetos.

A nova versão da API é mais eficiente por trazer um nível de abstração de hardware muito menor, permitindo que os jogos possam melhorar significativamente o dimensionamento multitarefa da utilização da CPU. Além disso, os jogos poderão ser beneficiados com redução da sobrecarga da GPU através de novos recursos.

Para permitir que isso seja possível, a Microsoft está disponibilizando ferramentas poderosas aos desenvolvedores. Através disso, será possível tirar proveito de todas as novidades do novo sistema.

Menos sobrecarga no processador

Durante a apresentação, a Microsoft exibiu uma comparação de desempenho entre o DirectX 11 e o DirectX12. Para isso, ela trouxe duas versões otimizadas do 3DMark, um dos aplicativos de benchmark mais utilizados no mundo. O resultado impressionou: na nova API, a utilização do primeiro núcleo da CPU caiu cerca de 50%, veja as imagens, a primeira com o DirectX 11 e a segunda com o DirectX 12:

(Fonte da imagem: Reprodução/MSDN)

A apresentação também contou com uma versão customizada do game Forza Motorsport 5, jogo de Xbox One convertido para a nova API da Microsoft. O tech demo mostrou o título rodando em um PC com uma GeForce GTX Titan Black em resolução Full HD a 60 quadros por segundo sem perder desempenho.

(Fonte da imagem: Reprodução/MSDN)

Compatível com as placas atuais

A maior novidade fica por conta da compatibilidade do DirectX 12. O medo de muitas pessoas era precisar adquirir uma nova placa de vídeo com suporte à tecnologia. Felizmente, a Microsoft já anunciou que a nova API deve ser compatível com todas as placas de vídeo existentes atualmente no mercado que sejam compatíveis com o DirectX 11.

Isso inclui todas as placas da NVIDIA das arquiteturas Fermi, Kepler e Maxwell, ou seja, a maioria dos modelos GTX 400 para cima. Da parte da AMD, a compatibilidade se estende aos modelos da série Radeon HD 5000 pra cima.

A Intel também declarou que os seus chips gráficos também devem ser compatíveis com a nova API, incluindo os processadores de quarta geração que trazem o Intel Iris Graphics. Ou seja, se você comprou uma placa de vídeo nos últimos dois anos, a probabilidade de o seu computador já ser compatível com o DirectX 12 é bem grande.

O DirectX mais compatível de todos

E as novidades não param por aí. Segundo a Microsoft, o DirectX 12 será lançado para diversas plataformas diferentes, incluindo PC, smartphones, tablets e até mesmo o Xbox One. A nova API, inclusive, deve permitir ao console da Microsoft um desempenho muito superior ao que ele apresenta atualmente através do DirectX 11.

Quem vai garantir o suporte do DirectX 12 aos dispositivos móveis é a Qualcomm que afirmou, também durante o evento, a compatibilidade dos processadores Snapdragon com a nova API.

(Fonte da imagem: Reprodução/PC Perspective)

Segundo a empresa, o DirectX 12 vai proporcionar um gerenciamento de energia muito mais eficiente aos dispositivos, ao mesmo tempo em que deve aumentar o desempenho das aplicações. Para completar, games desenvolvidos para PC e Xbox One poderão ser facilmente convertidos para as plataformas móveis.

Ficou empolgado com as novidades? A Microsoft terminou a conferência dizendo que a API está programada para chegar no final de 2015, mas versões de teste devem ser disponibilizadas ainda esse ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.