Saiba como a Microsoft tem trabalhado o design de seus produtos

2 min de leitura
Imagem de: Saiba como a Microsoft tem trabalhado o design de seus produtos

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Existem duas ideias bastante populares sobre os produtos da Microsoft. A primeira diz que a empresa nunca investiu pesado em design. Já a segunda afirma que isso tem mudado nos últimos anos. E para reforçar essa última impressão, a companhia publicou em seu site uma espécie de roteiro com detalhes do trabalho realizado pela Microsoft atualmente, no campo do design.

Os conceitos nos quais a Microsoft têm se baseado ultimamente não são inovadores, por assim dizer, mas é possível perceber mudanças drásticas e, felizmente, para melhor. Vamos a elas.

Mais integração

Algo muito criticado alguns anos atrás era o fato de que os produtos da Microsoft funcionavam, mas não “conversavam” entre si. O primeiro Xbox a ser lançado, por exemplo, não trazia qualquer referência visual ao Windows, enquanto que o Windows Mobile era simplesmente uma versão menor do sistema usado no desktop.

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Agora, todos esses produtos falam a “mesma língua”, apresentando um visual coerente entre eles. De acordo com o autor do texto, o editor Steve Clayton, a Microsoft finalmente “começou a pensar diferente em relação ao design”. E isso aconteceu cerca de três anos atrás, quando o Windows Mobile se tornou o Windows Phone 7.

Menos distração e mais funcionalidade

Apoiando-se no Movimento Moderno do design, a empresa também tem focado seus esforços em “tornar a funcionalidade mais bonita”. Por isso, foram eliminadas diversas decorações desnecessárias, como a intenção de copiar aspectos do mundo real ao replicar efeitos visuais de materiais como aço escovado, vidro ou couro em um ambiente virtual, por exemplo.

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Da mesma forma, foram cortadas sombras e efeitos de luminosidade que mais enfeitavam do que forneciam uma funcionalidade real. “O conteúdo é a interface”, diz o diretor de design para Windows, Sam Moreau.

Legível e objetivo

A segunda influência para o novo design da Microsoft vem do chamado “Estilo Internacional”, que também visa eliminar distrações e focar em informações simples e concretas. Os pontos fortes desse movimento são a tipografia, um sistema de grade e o uso de cores marcantes e sólidas: tudo muito presente nas telas do Windows 8.

Estilo Internacional é indicado para conteúdo com muita informação (Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Esse estilo sempre foi muito adotado para ocasiões em que o conteúdo de informações é muito alto, como na sinalização de aeroportos e outros centros de transporte e talvez por isso funcione tão bem no mundo digital. O Windows Phone reúne esses elementos com informações pessoais, como fotografias, contatos e aplicativos e, por isso, se torna tão atrativo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.