MSN Messenger 2010: menos boatos, mais informações oficiais

5 min de leitura
Imagem de: MSN Messenger 2010: menos boatos, mais informações oficiais

Você já viu no Baixaki uma análise com as primeiras impressões do MSN Messenger 2010. Nunca nos mais de 10 anos deste comunicador uma versão foi esperada com tanta ansiedade quanto esta. Se você se surpreendeu com a análise do Baixaki e com os boatos que circulam, prepare-se, pois  ainda não viu nada!

O Baixaki conseguiu informações exclusivas diretamente da equipe de desenvolvimento do MSN 2010 e tem o prazer de compartilhar com você, caro leitor, as novidades mais quentes do comunicador da Microsoft!

SMS e Ligações

O Skype e outros comunicadores VoIP que se cuidem, pois o MSN vai brigar de frente com a concorrência com planos de ligações e envio de mensagens “açucarados” para os usuários. Para começar, qualquer usuário pode enviar até 10 SMS por dia para qualquer operadora brasileira.

Em termos de VoIP, o MSN pretende oferecer planos lucrativos tanto para números fixos quanto para operadoras móveis. O plano é semelhante ao Skype: ligações entre contatos do MSN são gratuitas, chamadas para números fixos são mais baratas que para celulares.

O usuário compra créditos para essas ligações. Mas o MSN 2010 contará com diferencial de peso, com promoções para compra de crédito. Por exemplo, para cada crédito adquirido, o usuário ganha o dobro. Acordos com operadoras já estão firmados para benefícios dos usuários.

A tecnologia de tradução apresentada pela Microsoft durante a TechFest de 2010 também será incorporada ao Messenger. É um recurso que transcreve o que foi dito em poucos segundos, exibindo a tradução na tela. Ele não estará presente nas primeiras versões do MSN 2010, mas será incorporado através das atualizações do comunicador.

Videoconferências

Você viu no Baixaki que o MSN Video foi reformulado, e muitas dessas melhorias foram incorporadas ao Messenger para você conversar com vídeo em alta definição. A versão 2010 do Messenger terá suporte para conferências com mais de dois contatos. Aliás, bem mais contatos: reuniões empresariais, aulas a distância, enfim, os desenvolvedores garantem que o recurso de vídeo MSN 2010 será surpreendente.

Um recurso interessantíssimo é o compartilhamento de vídeos diretamente pela janela de conversação. Qualquer vídeo encontrado pelo Bing pode ser assistido sem sair da janela, ótima possibilidade de diversão para as conversas.

O Messenger vai usar sua câmera como um leitor para reconhecimento facial como opção de senha para acessar uma conta.

Messenger 2010 com ênfase no vídeo!

Redes e jogos sociais

Facebook, Twitter, Orkut e várias outras redes sociais serão integradas ao Messenger. É o suporte do Windows Live Wave 4 para possibilitar que você gerencie sua vida social em um único lugar. Um exemplo do que você pode fazer é personalizar completamente a página do Windows Live Hoje para exibir somente o conteúdo de seu interesse. A interface do Messenger também será altamente personalizável: você posiciona o que quiser onde quiser.

Com a febre de Farmville e Colheita Feliz, o MSN não quer perder espaço. Já foi anunciada uma versão do Farmville para o comunicador, mas ela é apenas o começo. O MSN 2010 vai investir pesadamente em jogos sociais de diferentes gêneros. Já há uma parceria com a Zynga para desenvolver games entre contatos.

Claro que não para por aí. Se você é gamer fanático, certamente está pensando em Xbox Live. Pois, para você, as notícias não poderiam ser melhores: o Live será integrado à sua conta no MSN e vai funcionar como a central de jogos, com rankings, achievements e muito mais. Muito mais mesmo: usuários do MSN terão 10 GB de espaço no Live para armazenar qualquer arquivo!

MSN e redes sociais: um casamento que promete!

Mais de uma conta

Não é difícil encontrar usuários com mais de uma conta no MSN. O problema sempre foi conectar as duas diferentes ao mesmo tempo. Para isso, era necessário usar um serviço web ou programas terceiros como o MSN Plus. Mas esses problemas acabaram: o Messenger 2010 vai contar com um avançado sistema de gerenciamento de contas. Portanto, quem tem duas, cinco ou 10 contas não vai precisar se preocupar mais.

Outros comunicadores também poderão ser usados dentro do Messenger. A Microsoft não divulgou quais mensageiros, mas garante que a lista de compatibilidade é extensa.

GPS por IP

A Microsoft quer alavancar o serviço de mapas do Bing e vai usar o Messenger para isso. O mensageiro vai contar com uma espécie de GPS que funcionará através do endereço IP dos usuários. Quando você acessa o MSN em um dispositivo móvel (ou em um notebook) e o GPS acusa que você está em trânsito, você recebe "missões" para cumprir, que podem gerar pontos/créditos para o MSN e para o XboX Live, só para citar um exemplo.

Um exemplo de funcionalidade do GPS é o geotagging. Chegou a algum lugar e quer avisar os contatos do MSN? Sem problema, eles receberão as mensagens com todas as coordenadas.

Se você está na rua e precisa de orientação, o Messenger vai contar com as rotas de transporte público que podem ser inseridas no seu Bing.

Geotagging no Messenger, pode acreditar!

Hiperlinks de nomes

Este recurso é ótimo para encontrar informações sobre pessoas e lugares. Sempre que você ativar o recurso Hiperfind e digitar um nome conhecido, seja de uma pessoa ou de um lugar, o Messenger vai usar o Bing como busca e linkar os resultados na tela de conversação.

Para evitar a poluição na tela, este recurso contará com avançadas configurações de comportamento para retornar somente aquilo que lhe interessa. Da mesma maneira o Messenger terá busca integrada ao Bing.

Crie seus emoticons

Finalmente! O MSN vai ter uma ferramenta para a criação de emoticons. Uma ferramenta própria de desenho vai deixar todos no mesmo padrão dos emoticons já existentes, deixando as imagens uniformes.

O seu rosto pode virar um emoticon! Você já deve conhecer o recurso de imagem de exibição dinâmica, que usa as expressões do Messenger para mudar seu avatar. Agora, além da imagem de exibição, o Messenger vai criar um emoticon com a sua cara, literalmente! Ou seja, é o fim de toda a trabalheira com GIFs, pois agora basta fazer a pose para a câmera e criar seu smile!

Criar emoticons nunca foi tão fácil.

Nem tudo é perfeito

Como você pode ver, o MSN 2010 vem para marcar a história dos comunicadores instantâneos, mas nem tudo são flores. De acordo com a equipe de desenvolvimento, toda a arquitetura do código do programa foi bastante alterada com objetivo de dificultar o uso de programas terceiros que aplicam funcionalidades ao Messenger.

Ou seja, Messenger Plus e outros complementos estão condenados: eles não poderão ser utilizados, pelo menos não por um bom tempo. A justificativa dos desenvolvedores é a segurança do aplicativo.

Pago? Quando será lançado oficialmente?

A Microsoft é enfática e afirma que não haverá uma versão paga do Messenger. Todos os recursos aqui listados serão aplicados sem restrições de usuários. A primeira versão oficial do MSN Messenger, que ainda não vai contar com todos os recursos vistos aqui, já tem data oficial de lançamento: dia 31 de abril de 2010. Portanto, fique atento, pois o Baixaki vai fazer uma cobertura especial para você. Que comece a contagem regressiva até lá!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.