Confirmado: Windows 8 bloqueará uso de Linux em máquinas com arquitetura ARM

1 min de leitura
Imagem de: Confirmado: Windows 8 bloqueará uso de Linux em máquinas com arquitetura ARM


Há alguns meses, começaram a circular na internet boatos de que a Microsoft bloquearia a instalação de outros sistemas operacionais (SO) em computadores originalmente vendidos com o Windows 8 instalado.

O bloqueio funcionaria por meio de uma certificação exclusiva durante a inicialização do sistema, que usaria uma medida de segurança chamada de “UEFI secure boot”. Isso significa que para instalar um novo SO, o dono do computador precisaria ter uma chave para desativar essa função. Conforme a notícia do Software Freedom Law Center, esse bloqueio foi confirmado para máquinas que usarem arquitetura ARM.

A base para a afirmação é o Certificado de Requerimentos de Hardware do Windows. Conforme o documento, a inicialização do Windows 8 conta com uma opção customizada, em que você pode instalar o sistema que desejar, porém, essa regra não se aplica aos dispositivos ARM. Nem isso, nem mesmo a possibilidade de desabilitar a função “UEFI secure boot” estará disponível para esse tipo de equipamento.

Por fim, o pessoal do Software Freedom acusa a Microsoft de cinismo, pois a confirmação da trava contraria o que foi dito em um blog oficial da empresa, na postagem em que Steve Sinofsky negava as acusações de que a fabricante cercearia a liberdade de escolha de seus clientes.

Apesar de a arquitetura ARM ser, majoritariamente, usada apenas em dispositivos portáteis, o bloqueio de instalação de outros SOs nesses dispositivos com Windows 8 abre precedente para a mesma prática em computadores com processadores "tradicionais".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.