Novo serviço Microsoft Teams integra chat com Office e ambiente de trabalho

1 min de leitura
Imagem de: Novo serviço Microsoft Teams integra chat com Office e ambiente de trabalho

Depois de muita espera e especulações, a Microsoft apresentou na tarde desta quarta-feira (2) um novo serviço chamado Microsoft Teams. O objetivo do programa é ser o espaço definitivo de comunicação para empresas, colegas de trabalho de um mesmo projeto, alunos de uma mesma sala de aula e afins.

O diferencial dele em relação ao Slack — que é um fenômeno atual de uso e agora ganha um concorrente de peso — é a integração completa e nativa com aplicativos da Microsoft. Assim, a família de editores Office 365, o mensageiro Skype e muito mais funcionarão de um modo extremamente dinâmico, como se fossem um só ecossistema. Redes sociais como o Twitter foram demonstradas também, e muitas outras ferramentas online devem ser adicionadas com o tempo. Há tanto a versão para computador quanto um aplicativo mobile para o Microsoft Teams.

Confira o vídeo de apresentação da ferramenta:

"Um local de trabalho baseado em chat"

A ideia da Microsoft é que você deixe de lado a necessidade de abrir vários serviços em abas diferentes para gerenciar ou produzir algo enquanto interage com os parceiros de projeto. Um setor chamado "Tabs" ainda realiza a conexão com diferentes serviços em nuvem, embora quais deles serão disponibilizados ainda não tenha sido revelado.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, descreveu o app como "um local de trabalho baseado em chat". Até mesmo a interface lembra o rival Slack, com uma divisão por "canais" no canto esquerdo da tela. "Não há uma ferramenta universal para equipes, em vez disso há uma caixa de ferramentas que chamamos de Office 365. Empoderar equipes é mais do que resolver qualquer desafio logístico de juntar pessoas em um mesmo espaço", explicou o executivo.

Lançamento

Quem já é assinante do Office 365 pode testar o Microsoft Teams a partir de hoje (2). De forma definitiva para o consumidor, o serviço será adicionado em planos Businesse e Enterprise a partir do início de 2017. Desenvolvedores interessados na plataforma já podem começar a trabalhar com bots e integrações desde já. Clique aqui para saber mais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.