O que podemos esperar da Microsoft Build 2016?

4 min de leitura
Imagem de: O que podemos esperar da Microsoft Build 2016?

Esta semana é importante para a Microsoft e os planos da empresa para o resto do ano: nos próximos dias, acontece o tradicional evento Build, uma conferência destinada a desenvolvedores que revela tecnologias, serviços, atualizações e possibilidades da empresa.

Para a Build 2016, nenhuma novidade bombástica é esperada no sentido de um novo produto ou sistema operacional. Porém, várias adições ou modificações em funções já existentes têm circulado e devem ser muito bem recebidas pelos consumidores. Abaixo, você confere algumas dessas especulações e expectativas.

O evento começa na quarta-feira (30) e terá cobertura aqui no TecMundo. Fique de olho no site para saber de tudo o que for anunciado durante a Build 2016.

Windows 10 Redstone

Algumas novidades são esperadas sobre a próxima grande atualização do Windows, chamada de Redstone. Novas funções e APIs para desenvolvedores já seriam citadas ou até apresentadas. Em relação à build atual, mais sobre os planos de uma Universal Windows Platform pode ser revelado.

Também podemos esperar uma série de elogios ao produto atual: a marca de 200 milhões de instalações da versão deve ser oficializada e novidades como o novo app do Skype e a Cortana podem receber menções.

O Windows 10 Mobile pode não receber tanto destaque desta vez

Windows Phone: mistério

Os planos da Microsoft para os dispositivos móveis estão um pouco obscuros. Devemos ver menos modelos da família Lumia, e o clima não é muito otimista (as vendas no último trimestre registraram queda de 57%), o que significa que elevar os ânimos é uma boa saída de curto prazo para a empresa. Entretanto, com o foco no cross-platform, pode ser que o Windows 10 Mobile em si não seja o astro das conferências.

Muitas nuvens

A computação em nuvem deve ser um dos focos de várias apresentações da Microsoft. O Office 365, para edição de conteúdo, e o Azure, que acumula vários serviços para empresas, podem receber novidades no armazenamento e no acesso remoto.

Além disso, há uma alta quantidade de serviços recentemente adquiridos pela Microsoft que podem ser empregados aos poucos — e, da vasta lista, podemos citar rapidamente o SwiftKey, o Sunrise (que pode ser mesclado com o Outlook) e o Wunderlist, por exemplo.

A tecnologia HoloLens pode ganhar outra demonstração de fazer cair o queixo

Mais HoloLens

O timing é excelente: os kits de desenvolvimento da tecnologia e do equipamento HoloLens começam a ser enviados nesta semana. Por isso, a Microsoft tem uma ótima oportunidade para falar ainda mais para o público especializado sobre os potenciais da realidade aumentada.

Apps e games, além de novas possibilidades, podem ser revelados ou até mostrados ao vivo. Além disso, é bem provável que uma nova demonstração seja disponibilizada para quem participar das conferências.

Apps para Xbox One

A ideia de que o Xbox One seja uma plataforma capaz de rodar apps de outros desenvolvedores mais facilmente (e virar uma alternativa até ao próprio Windows 10) foi muito bem recebida antes, mas pouco se fala na prática sobre isso.

A hora pode ser agora. A estratégia de unificação e uso universal de aparelhos e sistemas operacionais pode ser consolidada nessa Build 2016. Os conteúdos devem ser mais focados nas técnicas a serem empregadas por desenvolvedores nessa transposição de plataformas, mas podemos esperar novidades sobre os apps do Windows 10 no console (como quais deles estrearão na função) e até uma data de lançamento (algo é esperado já a partir de julho).

O Xamarin integra a criação de apps nos sistemas mobile

Desenvolvimento

Você agora pode construir apps para Android, iOS, Linux, Mac e Windows com .NET em código aberto — e isso deixou a Microsoft empolgada a ponto de dizer que "nunca houve uma época melhor para ser desenvolvedor em .NET".

Na Build 2016, uma conferência falará sobre essas inovações e atualizações, além de novidades sobre o Visual Studio. Podemos esperar também algo sobre a Xamarin, uma ferramenta de desenvolvimento recentemente adquirida pela Microsoft com base de código em C# e focada em criação de apps multiplataformas.

Live Tiles

Os ícones do Menu Iniciar devem ser repaginados no Windows 10, e a Build é um ótimo momento para anunciar isso. Segundo a própria Microsoft, as Live Tiles vão evoluir com duas adições bastante solicitadas pela comunidade.

Uma das possibilidades é que, quando você selecionar um dos botões, vários atalhos sejam disponibilizados dentro da própria tile (como respostas instantâneas a emails). Outra novidade que pode aparecer é uma integração mais simples entre PCs e Windows Phones.

Muita coisa deve mudar nas Live Tiles

A surpresa

Na metade de março, um dos gerentes de programação da Microsoft, Rich Turner, twittou algo que deixou os fãs ansiosos. "Finalmente conseguindo brincar com as novas funções do Windows 10. Vocês vão ENLOUQUECER quando virem isso", disse o executivo, posteriormente deletando a publicação.

As tais novidades muito provavelmente serão apresentadas na Build 2016. Será que Rich estava exagerando ou realmente será algo incrível? O item acima é uma das possibilidades, mas aguardamos mais bombas vindas da Microsoft.

Quais são as suas expectativas para a Microsoft Build 2016 Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.