Como testar o áudio do microfone a partir de recursos nativos do Windows

2 min de leitura
Imagem de: Como testar o áudio do microfone a partir de recursos nativos do Windows

O novo sistema da Microsoft conta com vários recursos nativos capazes de realizar diagnósticos e testes de dispositivos de software e hardware. E usuários que desejam testar sua central multimídia podem colocar seu microfone à prova sem qualquer tipo de complicação e sem usar aplicativo acessório algum.

Neste tutorial, você vai aprender a testar captadores de áudio conectados ao computador por meio da entrada de microfones. Vale observar que esta dica se aplica também a tablets e a notebooks que possuem o dispositivo embutido. Veja como é fácil, ainda, ajustar o nível de entrada de áudio através dos serviços do Windows.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nota: a verificação das propriedades de som por meio do Gravador de Voz pode ser feita a partir do Windows 10. A avaliação às custas do Painel de Controle é suportada também pelas demais versões do SO da Microsoft.

Use o Gravador de Voz no Windows 10

Antes de seguir rumo à avaliação do seu microfone, certifique-se de verificar a conexão do acessório junto do computador (não deixe os cabos dobrados e evite que folgas entre o plug P2 e a entrada de microfone se formem). Feito isso, abra então o aplicativo nativo do Windows 10 por meio do Menu Iniciar – digite “Gravador de Voz” na barra de pesquisas ou encontre o app através do botão “Todos os aplicativos”.

Em seguida, basta clicar sobre o ícone de microfone exibido ao centro da tela e iniciar a gravação. Os arquivos registrados são todos exibidos à esquerda do programa de gravação; selecione a fala que deverá ser reproduzida, ouça a faixa capturada e avalie a qualidade do seu sinal de entrada.

Use o Painel de Controle

Acesse o Painel de Controle do Windows e clique sobre a opção “Som”. Na janela aberta, selecione a aba “Gravação” e verifique a barra de status do dispositivo. Se a coluna piscar, em verde, a entrada de áudio deverá estar funcionando normalmente.

Seu dispositivo está com problemas? Clique sobre “Propriedades” e abra, novamente em “Propriedades”, a opção “Geral”. Se a mensagem “Este dispositivo está funcionando corretamente” não aparecer, o driver da interface poderá ser atualizado. Para isso, abra o campo “Driver” e selecione o botão “Atualizar Driver”.

O nível de entrada está baixo?

Pode ser, ainda, que o nível de entrada de áudio esteja baixo – o que resulta, naturalmente, em problemas de captação e reprodução de som. Acesse as “Propriedades de Microfone” e abra a aba “Níveis”. Aumente, então, o volume do microfone.

...

Qual tipo de microfone você usa para jogar? Headsets ou microfones independentes, não acoplados ao fone de ouvido? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.