Toshiba desenvolve chip para troca de dados por proximidade

1 min de leitura
Imagem de: Toshiba desenvolve chip para troca de dados por proximidade

(Fonte da imagem: Divulgação)

A empresa japonesa de eletrônicos e semicondutores Toshiba desenvolveu um circuito integrado voltado para equipamentos portáteis dotado de sensores compatíveis com a TransferJet – tecnologia que permite a transferência de dados por proximidade, ou seja, basta aproximar dois aparelhos para que eles troquem arquivos, documentos, fotos, músicas, entre outros conteúdos.

Segundo o site Digikame Watch, o componente possui 4 milímetros de largura e altura e 0,5 milímetros de espessura (o menor modelo do gênero, afirma a multinacional). A empresa espera que, em um futuro breve, o dispositivo seja amplamente usado em smartphones, tablets, notebooks, lousas eletrônicas e câmeras digitais.

De acordo com a notícia veiculada, o componente recém-anunciado conta com uma sensibilidade de recepção de -78 dBm – valor maior que o padrão da TransferJet que é de -71 dBm. Com isso, a comunicação de dados entre aparelhos com essa tecnologia deve ocorrer de forma mais estável.

(Fonte da imagem: Divulgação)

A Toshiba planeja distribuir as primeiras amostras do novo chip em janeiro de 2012. A expectativa é que até o segundo trimestre do ano que vem a produção atinja 1 milhão de unidades mensais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.