(Fonte da imagem: Divulgação/Viber)

A Rakuten (empresa que pode ser considerada a Amazon japonesa) anunciou nesta sexta-feira (14) a compra da Viber, companhia especializada no desenvolvimento de aplicativos móveis famosa por seu comunicador instantâneo — transação estimada em US$ 900 milhões.

O app foi o primeiro de sua categoria a permitir comunicações VoIP através de sinais 3G no iPhone, e tem, entre seus recursos, a possibilidade de realizar ligações e mensagens de texto.

Disponível tanto para desktops quanto para sistemas mobile, o software da empresa é considerado um dos principais concorrentes do Skype e já conta com 300 milhões de usuários ao redor do mundo. Segundo o Wall Street Journal, foi justamente essa base de usuários que atraiu a atenção da Rakuten, que atualmente demonstra interesse em atuar em locais fora do Japão.

Recentemente, a organização japonesa adquiriu uma fatia substancial de ações do Pinterest e comprou a fabricante de eReaders Kobo. Segundo o CEO da companhia, a compra da Viber “complementa perfeitamente” seus objetivos e a aquisição vai permitir a ela “penetrar em novos mercados através da oferta de múltiplos conteúdos digitais”.