IR: Receita divulga hoje restituições de quem ficou na malha fina

1 min de leitura
Imagem de: IR: Receita divulga hoje restituições de quem ficou na malha fina
Imagem: iStock

A Receita Federal disponibiliza, nesta segunda-feira (23), às 10h, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda — Pessoa Física (IRPF) referente a novembro. Serão R$ 399 milhões para crédito a 198.967 contribuintes no dia 30.

Do total, R$ 143,8 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal, sendo 3.559 idosos acima de 80 anos, 26.599 pessoas entre 60 e 79 anos, 2.924 cidadãos com algum tipo de deficiência física, mental ou moléstia grave e 12.312 cuja maior fonte de renda é o magistério. Completam a lista 153.573 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até 12 de novembro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como consultar?

Para saber se sua declaração foi liberada, consulte a página oficial da Receita Federal e, no Portal e-CAC, acesse "Meu Imposto de Renda" e confira se há algum erro nos dados que tenha sido identificado pelo processamento. Nesse caso, avalie as inconsistências e faça a regularização com uma declaração retificadora. A consulta também está disponível em app para tablets e smartphones.

A restituição fica disponível no banco durante 1 ano; se o contribuinte não sacar o valor durante esse período, deve solicitar o resgate pela internet através do Formulário Eletrônico — Pedido de Pagamento de Restituição ou diretamente no Portal e-CAC na opção "Meu Imposto de Renda".

Se o valor não for creditado, o contribuinte deve comparecer a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento nos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos). Também é possível fazer o agendamento do depósito no Portal BB.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.