Como fazer um PIX pelo Nubank

2 min de leitura
Imagem de: Como fazer um PIX pelo Nubank

Anunciado em fevereiro de 2020, o novo sistema de pagamento do Banco Central, PIX, passou a funcionar em 16 de novembro e já está disponível em todas as instituições financeiras do país.

O serviço é uma alternativa de transferência bancária e solução de pagamentos que promete concluir cada operação em até 10 segundos, podendo ser usado a qualquer hora do dia mesmo em feriados e aos fins de semana, diferentemente de outras modalidades, como TED e DOC. Além disso, o sistema permite que a transferência seja realizada apenas com o número de telefone ou CPF da pessoa que vai receber o valor, dispensando a necessidade de repasse de informações bancárias.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Chaves do PIX

Para utilizar a modalidade de pagamento, os clientes precisam criar chaves PIX na instituição financeira de preferência. As chaves são que a forma como o sistema identifica cada usuário, funcionando como um codinome para os dados bancários.

As chaves PIX podem ser número de CPF ou CNPJ, número de celular, endereço de e-mail ou mesmo uma sequência alfanumérica gerada automaticamente pelo sistema. Existe o limite de cinco chaves PIX para pessoas físicas e até 20 por CNPJ.

PIX no Nubank

Para realizar um PIX no Nubank, o usuário precisa ter cadastrado uma de suas chaves no app, seguindo o procedimento de:

  • Acessar o menu "PIX" na parte inferior do app.

Tela inicial app Nubank.Tela inicial do Nubank.Fonte:  Reprodução/ Fernando Sousa 

  • Selecionar a opção "Minhas chaves" no menu seguinte.

Acesso ao menu de chaves Pix no app Nubank.Acesso ao menu de chaves PIX no app do Nubank.Fonte:  Reprodução/ Fernando Sousa 

  • Selecionar o item "Registrar Chave".

Registro de chaves no app do Nubank.Registro de chaves no app do Nubank.Fonte:  Reprodução/ Fernando Sousa 

Basta selecionar entre as opções celular, e-mail ou chave aleatória para criar a chave. Lembrando que você pode criar até três chaves na mesma instituição.

Transferindo e pagando pelo PIX

Para realizar um pagamento ou transferência PIX no Nubank, o acesso se dá pelo mesmo menu da tela inicial. No menu "Minha área Pix", os usuários têm acesso às opções para pagar, transferir ou cobrar.

  • No menu "Pagar" é possível realizar a movimentação por meio de leitura de um QR Code ou inserindo o código de pagamento manualmente.

Opção pagamento do Pix no app Nubank.Opção de pagamento do PIX no app do Nubank.Fonte:  Reprodução/ Fernando Sousa 

  • Em "Transferir", o usuário deve inserir os dados de valor e do contato que irá receber a transferência.
  • No menu "Cobrar", o app gera uma mensagem automática que pode ser direcionada aos contatos, já com os dados PIX para receber o valor solicitado.

Lembrando que as transferências PIX podem ser realizadas em qualquer horário tendo um prazo de segundos para serem concluídas mesmo entre bancos distintos. Não há valor mínimo ou máximo a ser transferido, e é possível estabelecer padrões de segurança junto à instituição financeira para prevenir fraudes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.