Uber agora permite que você grave áudios em corridas

2 min de leitura
Imagem de: Uber agora permite que você grave áudios em corridas

Na última segunda-feira (10), a Uber lançou o U-Áudio, ferramenta de gravação de áudio que poderá ser usada no app após uma corrida tanto por passageiros quanto motoristas. O recurso tem como objetivo promover a segurança no serviço de passeios, sobretudo em casos de interações inadequadas, acidentes, direção imprudente e outros problemas. Segundo a companhia, ele já pode ser acessado em cinco cidades brasileiras: Salvador, Campo Grande, São Luís, Sorocaba e Uberlândia.

“O U-Áudio permitirá que usuários e motoristas parceiros gravem áudios durante viagens dentro da plataforma e usem o arquivo para reportar à Uber qualquer acontecimento em que tenham se sentido desconfortáveis”, ressaltou a empresa em comunicado oficial. Dessa forma, o arquivo ficará armazenado no celular de quem fez a gravação e poderá ser anexado em relatos de incidentes enviados à equipe da Uber.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Contudo, o áudio será protegido por criptografia e poderá ser desbloqueado apenas por agentes da empresa, após alguma denúncia, portanto, não será ouvido, no aparelho no qual for salvo, ou compartilhado com outras pessoas. Eventualmente, poderá ser aberto em investigações internas, para desativação de motoristas ou contas de usuários que agiram fora das condutas da plataforma. Isso também se estenderá quando houver solicitação de autoridades com a devida solicitação legal.

Gravação será feita durante viagens e poderá ser enviada à equipe do app. (Fonte: Unsplash)

Os usuários e motoristas com acesso liberado ao U-Áudio serão automaticamente notificados quanto à sua disponibilidade por meio do Uber. Para isso, é recomendado apenas que o app esteja atualizado nas versões Android e iOS.

Outros recursos para 2020

A Uber ainda anunciou outros cinco recursos para o app de passeios, que serão lançados ao longo de 2020. O primeiro é o U-Ajuda, um suporte de atendimento a motoristas e passageiros, em caso de paradas inesperadas durante um trajeto. Com o objetivo de evitar crimes na plataforma, também será adicionado um verificador de documentos e pagamentos digitais específico para os usuários

Além disso, a empresa irá aprimorar a captação de identidade dos motoristas por meio do U-Selfie. Através dele, serão solicitadas gravações de movimentos em tempo real a esses parceiros, como: piscar, sorrir e virar o rosto. Conforme a empresa, isso ajudará combater, de maneira mais profunda, tentativas de fraudes com uso de imagem.

A Uber também lançará o U-código, que ajudará passageiros a encontrarem o carro dos condutores com mais segurança. Uma de suas funções será enviar uma senha ao celular dos usuários antes do início do percurso, que só será liberado após confirmação. Por fim, a companhia oferecerá um botão para relato de incidentes ainda durante uma corrida.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.