Microsoft registra patente de controle de Xbox para celular

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft registra patente de controle de Xbox para celular

A Microsoft registrou a patente de um controle Xbox sem fio projetado para smartphones e outros tipos de portáteis. O documento foi publicado na última sexta-feira (09) pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) e descreve o eletrônico como "Dispositivo de carregamento para módulos de entrada removíveis". No caso, o joystick poderia ser separado em duas partes, que seriam acopladas nas laterais de um "dispositivo touchscreen".

Imagens explicativas e a própria descrição da patente ainda sugerem que o eletrônico seria acompanhado de uma espécie de caixa de carregamento, apontada como "fonte de energia recarregável". E, assim como os tradicionais controles da Microsoft, teria detalhes com a logo do Xbox. Outro ponto importante é que ele poderia ter outros recursos, como transmissão de áudio externa — tipo caixas de som embutidas — e entrada para fones de ouvido.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ilustração explica funcionamento de controles Xbox para celular. (Fonte: USPTO/Microsoft)

Por se tratar de uma patente, não há imagens oficiais do acessório modular. Porém o designer Sarang Sheth, do site Yanko Design, publicou algumas renderizações com base nos desenhos do documento. Uma delas pode ser conferida a seguir.

Renderizações do suposto controle da Microsoft já circulam na web. (Fonte: Yanko Design/Sarang Sheth/Reprodução)

Nova experiência para o xCloud

Embora exiba várias ilustrações do projeto do controle, a Microsoft não traz explicações muito aprofundadas sobre o modelo, como possíveis tecnologias empregadas. De qualquer modo, sua futura plataforma de games em nuvem, xCloud, parece se alinhar perfeitamente com os módulos para dispositivos móveis, afinal poderia ser um recurso extra para seus usuários. Esse também seria um atrativo a mais frente a outros concorrentes, como o Google Stadia.

As companhias de tecnologia registram uma grande quantidade de patentes todos os anos, mas muitas delas não chegam ao mercado. Por essa razão, não é possível afirmar quando — e se — o joystick da Microsoft para smartphones será lançado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.