App de futebol é multado ao 'espionar' e caçar bares com transmissão pirata

1 min de leitura
Imagem de: App de futebol é multado ao 'espionar' e caçar bares com transmissão pirata

Agência Espanhola de Proteção de Dados multou, nesta semana, o aplicativo oficial da liga da Espanha por infringir a lei de transparência dos cidadãos europeus. Segundo a reportagem do site El Pais, o app da LaLiga utilizava o microfone e o GPS dos usuários para identificar e localizar quais bares estavam realizando transmissões piratas de futebol no país.

Apesar de parecer uma função "escondida", o aplicativo pedia autorização para utilizar as duas ferramentas e detalhava nos termos de serviço que os usuários estavam consentindo na utilização dos seus smartphones para encontrar atividades fraudulentas e não autorizadas da LaLiga. Todas as informações eram repassadas por dados codificados para o banco de dados da organização para a comparação com o original a fim de verificar se o bar estava autorizado a fazer a transmissão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Sem perdão

Mesmo assim, a agência considerou que o aplicativo não trazia informações claras sobre essa utilização e estipulou uma multa de € 250 mil para a LaLiga, o equivalente a mais de R$ 1 milhão em conversão direta. A medida também exigiu que o programa fosse removido de todas as lojas virtuais até o dia 30 de junho.

O aplicativo ainda está disponível tanto para iOS quanto para o Android. Só na loja virtual do Google, ele consta com mais de 10 milhões de downloads. A reportagem também detalhou que a liga apelará da decisão sob a justificativa de que a Agência de Proteção de Dados da Espanha não entende como funciona a tecnologia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.