Google exigirá versão 64 bits de (quase) todos os apps na Play Store

1 min de leitura
Imagem de: Google exigirá versão 64 bits de (quase) todos os apps na Play Store

Uma nova exigência da Google para aplicativos lançados na Play Store pode dar uma dose de trabalho extra para alguns desenvolvedores. A partir deste ano, a Google Play passará a exigir que os apps disponibilizados por lá possuam uma versão 64 bit, para além da 32 bit.

A exigência não deve impactar o usuário diretamente, já que os apps que já estão em uso nos smartphones, mesmo sendo 32 bit, devem continuar recebendo atualizações e rodando normalmente. O único ponto que muda é que, ao lançar o app, a desenvolvedora precisará disponibilizar uma versão adicional 64 bit.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A notícia não é exatamente uma novidade para quem já possui um app para Android, já que a Google começou a notificar os criadores em dezembro de 2017. Agora, a empresa divulgou oficialmente a mudança e, até agosto de 2019, a regra deve valer para quase todos os apps, com algumas exceções. A meta final é que, em agosto de 2021, a Play Store inteira rode com 64 bits.

A exceção para o primeiro prazo, de 1º agosto deste ano, são os games que usam Unity 5.6 e versão anteriores. Estes devem se atualizar até agosto de 2021. Outra exceção inclui os APKs e pacotes de apps que visam as Wear OS e a Android TV, já que estas não suportam ainda códigos de 64 bit, e apps ou APKs que não são distribuídos para dispositivos com Android 9 Pie ou mais recentes.

Essas novas demandas, segundo a Google, foram pensadas para tornar os smartphones mais eficientes, uma vez que os CPU de 64 bit "entregam experiências mais ágeis e ricas para os usuários"

Um guia com algumas dicas e sugestões sobre como fazer essa mudança está disponível no blog de desenvolvedores da Google, aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.