Waymo recebe autorização para testar carros 100% autônomos na Califórnia

1 min de leitura
Imagem de: Waymo recebe autorização para testar carros 100% autônomos na Califórnia

A Waymo, umas das empresas do grupo Alphabet, que também é dona da Google, foi autorizada pelo Departamento de Veículos Motorizados (DMV, na sigla em inglês) da Califórnia a realizar testes com seus carros autônomos (que funcionam sem motoristas humanos) em vias públicas.

A autorização permite testes durante o dia e a noite, nas ruas com limite de velocidade de até 100 km/h, e em condições climáticas envolvendo neblina e chuva fraca, sendo que a companhia optou por iniciar as atividades nas regiões próximas à sua sede e ir expandindo a área à medida que ganha experiência e confiança, além, é claro, de novas permissões do DMV.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Enquanto os testes estão para começar na Califórnia, no Arizona, mais precisamente na cidade de Phoenix, a Waymo está quase para lançar seu primeiro serviço de táxi, usando uma frota de minivans autônomas. Entretanto, a empresa informou que pretende oferecer passeios eventuais para que o público se familiarize com a tecnologia no novo território, assim como fez em Phoenix.

Atualmente, há dezenas de empresas testando aproximadamente 300 veículos autônomos na Califórnia, que começou a aceitar os pedidos de licenças para os testes totalmente sem motoristas no dia 2 de abril deste ano. A princípio, a Waymo é a única licenciada nesta categoria. Todas as outras companhias mantêm um motorista humano no interior dos carros, para que acidentes sejam evitados em casos de falha nos sistemas de direção.

O DMV exige que portadores de licença para testes sem motoristas relatem quaisquer situações que envolvam acidentes com os carros autônomos num prazo de 10 dias. Mesmo com todo o aparato tecnológico dessas companhias, além da preocupação das autoridades com a segurança no trânsito, a Waymo já começa a enfrentar críticas daqueles que acreditam que a tecnologia ainda não é totalmente confiável.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.