CEO de empresa que comercializava celulares para bandidos está preso

1 min de leitura
Imagem de: CEO de empresa que comercializava celulares para bandidos está preso

Vincent Ramos, CEO da Phantom Secure, se declarou culpado das acusações de fazer parte de uma conspiração de extorsão, afirmaram promotores federais, na cidade de San Diego, nos EUA. A Phantom Secure atuava há 10 anos, e sua atividade era fornecer aparelhos BlackBerry com segurança aprimorada e preparados para driblar a lei.

Durante esse tempo, a empresa teve milhares de criminosos como clientes, os quais pagavam pelo menos USD 4 mil por ano, por cada dispositivo. Ou seja, além de comprarem o aparelho, os bandidos mantinham uma espécie de assinatura do serviço de “segurança” da Phantom.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A empresa se apresentava da seguinte forma: "Somos é um serviço de comunicação sofisticado, projetado para executivos sofisticados e exclusivos, que precisam de uma solução eficaz e comprovada para suas preocupações com dispositivos móveis" e acrescentava: "Nenhuma identificação é necessária para a compra".

O Departamento de Justiça explicou que, para enganar as autoridades, a Phantom mantinha seus servidores no Panamá e em Hong Kong, usando servidores proxy virtuais para disfarçar a localização física dos servidores reais; e, caso algum BlackBerry fosse apreendido pela polícia, a empresa acionava o wipe (o aparelho apaga seus arquivos internos completamente), a fim de impedir que qualquer pista fosse encontrada.

Para dificultar o rastreamento das transações financeiras pela polícia, a empresa usava operações com criptomoedas, incluindo o Bitcoin. Ramos ainda admitiu que pelo menos 450 quilos de cocaína foram distribuídos usando os dispositivos Phantom Secure, mas o FBI afirma que o esquema também facilitou o assassinato de pessoas, entre outros crimes.

Ramos, que é canadense, está preso desde março deste ano e não deve ser julgado antes do dia 17 de dezembro. Ele concordou em ficar preso nos EUA nos primeiros 5 anos de sua pena e só depois ser transferido para o Canadá.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.