Rover Curiosity tem problemas técnicos para de enviar dados à Terra

1 min de leitura
Imagem de: Rover Curiosity tem problemas técnicos para de enviar dados à Terra

Rover Curiosity parou de enviar à Terra grande parte dos dados científicos e de engenharia armazenados em sua memória. O problema se iniciou no último dia 15, e os engenheiros do Jet Propulson Lab (Laboratório de Propulsão a Jato/JPL), da NASA, iniciaram imediatamente investigações sobre as causas disso.

De acordo com uma publicação de Ashwin Vasavada, cientista de projeto da NASA, a máquina ainda consegue encaminhar dados em tempo real, inclusive sobre seu status, quando ligada a um orbiter de retransmissão ou às antenas da Deep Space Network (Rede de Espaço Profundo)  rede de antenas internacionais para comunicação e monitoramento de naves espaciais. Devido à quantidade limitada de dados enviados, a resolução do problema pode ainda levar um tempo considerável. Abaixo está uma das últimas imagens enviadas por ele.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Vasavada, entretanto, garante que não foram registrados danos físicos sérios ao Curiosity, de forma que ele se mantém “saudável e receptivo”. Os engenheiros da NASA desligaram os instrumentos científicos e estão se preparando para iniciar um backup do computador do rover. Ele está em operação desde novembro de 2011 e transmite dados sobre a geologia e de algumas áreas de Marte. Com isso, fez descobertas importantes, como a existência de vida microbiana no planeta. Por enquanto, seu trabalho ficará pausado.

Opportunity também enfrentou dificuldades no planeta vermelho

Isso aconteceu pouco tempo depois de o Opportunity  outro rover em missão em Marte  ter passado por uma das piores tempestades de poeira da registradas no planeta vermelho. O fenômeno atingiu cerca de 36 milhões de quilômetros, derrubando por 3 meses o robô, que manteve sua operação graças à sua bateria de propulsão nuclear.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.