O Brasil tem uma Big Tech Company igual às do Vale do Silício

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: O Brasil tem uma Big Tech Company igual às do Vale do Silício
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Termos como “computação em nuvem” ou a própria expressão “enviar para a nuvem” se tornaram recorrentes com a popularização da internet e dos inúmeros serviços e sites que dependem de uma conexão constante com a rede para funcionar.

Mas é sempre importante lembrar que a nuvem nada mais é que uma série de servidores físicos que estão sob os cuidados de empresas totalmente dedicadas a manter esses dados protegidos e facilmente acessíveis a qualquer momento. Elas são essenciais para garantir o funcionamento da web, seja dos sites de notícias ou das lojas de comércio eletrônico.

Também é provável que você pense principalmente em grandes companhias americanas quando esse assunto vem à mente, mas especificamente nesse ponto, o Brasil não fica atrás de outros países. Isso é possível graças ao trabalho de várias empresas, entre as quais se destaca a Locaweb, companhia nacional de hospedagem de sites, soluções digitais e computação em nuvem que tem uma trajetória ligada à história da internet no país.

Crescendo com a internet brasileira

A empresa foi fundada em 1998, três anos após a internet comercial começar a funcionar por aqui e quando apenas 2 milhões de pessoas tinham acesso à rede no Brasil. Mas logo ficou claro que havia um potencial enorme de crescimento para essa nova tecnologia. É tanto que pouco mais de um ano depois de começar a operar, a Locaweb precisou expandir e comprar novos servidores.

O início dos anos 2000 também ficou marcado pelo estouro da Bolha da Internet, que levou junto com ela uma infinidade de companhias da área. Isso não chegou a afetar a empresa, que já contava com um modelo de negócios sólido, se firmando como a porta de entrada para os todos os empreendedores brasileiros que quisessem garantir seu espaço na rede. Hoje, ela é dona de um dos maiores Data Centers da América Latina e hospeda mais de 320 mil sites de 280 mil clientes.

Uma imagem.

Não é só um serviço de hospedagem

Como toda grande empresa de tecnologia sabe, esse mercado é dinâmico e exige uma adaptação constante caso você pretenda continuar sendo referência. Dessa forma, nada mais natural que ir além da hospedagem e oferecer um conjunto completo de soluções para facilitar a vida de quem tem uma ideia e quer colocá-la na internet.

Serviços como o criador de sites, a plataforma de lojas virtuais e o e-mail marketing ficam todos no mesmo lugar, deixando o cliente livre para se preocupar apenas em gerenciar o próprio negócio. A Locaweb oferece ainda ferramentas de gerenciamento de anúncios e pacotes de produtividade com aplicativos do Google e da Microsoft, tudo isso com suporte 24 horas e possibilidade de pagamento no boleto.

Parceria com quem também entende do assunto

A empresa também tem uma parceria de longa data com a Intel, que sempre apostou no desenvolvimento do mercado brasileiro. A própria construção do atual Data Center da Locaweb contou com a consultoria dos engenheiros da Intel e os profissionais das duas empresas estão sempre trocando ideias sobre os lançamentos da área.

Pela história, fica claro que nada disso foi conquistado por acaso. A Locaweb sempre viu o potencial da internet e, ao longo dos seus 20 anos, se firmou definitivamente como uma Big Tech Company, criando projetos que apostam na capacidade de empreendedores e desenvolvedores para inovar.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.