Agência dos EUA cria criptomoeda falsa para ensinar sobre golpes de ICO

1 min de leitura
Imagem de: Agência dos EUA cria criptomoeda falsa para ensinar sobre golpes de ICO

A Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (Securities and Exchange Commission, ou SEC, no original) resolveu usar um método um pouco ousado para “dar uma lição” a investidores sobre o uso de criptomoedas e sobre como funcionam as ICOs, ou initial coin offerings (ofertas iniciais de moeda).

Em um esforço para diminuir o número de golpes realizados usando criptomoedas, a SEC lançou uma ICO falsa para uma suposta moeda virtual chamada Howeycoin. O nome é inspirado no Howey Test, uma validação que a comissão usa para determinar se certos investimentos são seguros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Criamos o site falso HoweyCoins.com como uma ferramenta educacional para alertar os investidores sobre possíveis fraudes envolvendo ativos digitais

A página que disponibiliza a ICO parece verdadeira: tem uma bela imagem de uma paisagem tropical de fundo, uma contagem regressiva para o fim de uma promoção de 15% de bônus para compradores adiantados e links para mais informações sobre a tal da criptomoeda, incluindo um White Paper falso, que é um documento publicado como uma espécie de informe ou guia sobre uma criptomoeda.

a

Surpresa valiosa

Assim que um potencial investidor clica no botão “buy coins now” (comprar moedas agora), ele é levado para uma página da SEC com informações sobre esse tipo de golpe e todos os perigos que carregam. “Criamos o site falso HoweyCoins.com como uma ferramenta educacional para alertar os investidores sobre possíveis fraudes envolvendo ativos digitais, como criptomoedas e ofertas de moedas”, diz a página.

A SEC chegou até a criar perfis falsos no Twitter das celebridades – também falsas – que apoiariam a ICO e fariam parte da oferta da moeda inventada. Tudo isso para simular a sensação de credibilidade dada pelos diversos golpes que rolam por aí. Confira o site da criptomoeda falsa clicando neste link e a página informativa da SEC clicando aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.