Microsoft anuncia versão própria do Linux para Internet das Coisas

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft anuncia versão própria do Linux para Internet das Coisas

Microsoft anunciou ontem (16), o Azure Sphere, sistema da empresa voltado para os dispositivos conectados à Internet das Coisas. O lançamento inclui um serviço de segurança, microcontroladores dedicados (MCU) e o sistema operacional Azure Sphere OS, que utiliza uma versão modificada do kernel do Linux.

Essa é a primeira vez que a Microsoft vai distribuir uma versão própria do Linux, de acordo com Brad Smith, presidente da empresa, que fez o anúncio durante um evento em São Francisco. Ele falou que o fato de que quase todos esses novos aparelhos da Internet das Coisas vêm equipados com um processador deveria ser motivo de preocupação do ponto de vista da segurança.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O plano da empresa envolve combinar software, hardware e a nuvem para resolver esse problema. Os microprocessadores criados pela Microsoft devem ser distribuídos gratuitamente para fabricantes interessadas e a combinação deles com o sistema operacional será totalmente integrada ao serviço na nuvem Azure Sphere, que promete entregar atualizações de segurança para esses dispositivos por pelo menos uma década.

O anúncio também marcou mais um passo da empresa para provar que o CEO Satya Nadella não estava mentindo quando falou que “a Microsoft ama o Linux” em 2014. O primeiro chip do Azure Sphere será lançado no final do ano, quando mais informações sobre a solução serão divulgadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.