Em memorando vazado, Apple dá bronca em funcionários que vazam informações

1 min de leitura
Imagem de: Em memorando vazado, Apple dá bronca em funcionários que vazam informações
Imagem: huffpostbrasil

A Apple não parece muito feliz com os constantes vazamentos que a imprensa publica sobre seus vindouros produtos de hardware e software. Em um memorando vazado pela Bloomberg hoje (13), a Maçã dá uma bronca em seus colaboradores, deixando bem claro que, quem estiver disposto a vazar informações sobre a empresa para a imprensa precisa também estar ciente de que poderá ser demitido ou mesmo preso.

Segundo o documento publicado na íntegra pela Bloomberg, a Apple demitiu 29 pessoas só em 2017 por vazamento de informações sensíveis de produtos que ainda não haviam sido lançados comercialmente ou sequer anunciados pela companhia. O mais impressionante é que 12 dessas 29 pessoas acabaram presas por vazamento de segredos industriais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em poucos dias, o vazador foi identificado através de uma investigação interna e acabou demitido

“Logo antes do evento especial de setembro do ano passado, um funcionário vazou um link que continha informações do iOS 11 para a imprensa, novamente acreditando que não seria descoberto. O SO ainda não lançado detalhava novidades de software e de hardware, tais como o iPhone X. Em poucos dias, o vazador foi identificado através de uma investigação interna e acabou demitido”, diz a empresa no memorando.

A Apple ainda cita investigações realizadas por uma empresa chamada Global Security, que consegue descobrir com certa facilidade as pessoas que vazam informações sobre a empresa para a imprensa. Uma das pessoas demitidas, entretanto, não precisou ser procurada de forma tão meticulosa. Estamos falando daquele engenheiro que deixou sua filha fazer um vídeo sobre o iPhone X antes dele chegar ao mercado.

De dentro

De acordo com a Apple, a empresa conseguiu fazer um esforço gigantesco na sua linha de produção na Ásia para acabar com os vazamentos em fábricas. Agora, a empresa acredita que a grande maioria dos vazamentos sobre seus produtos tem origem em suas próprias sedes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.