Ex-Uber envolvido em roubo à Google é acusado de espionar a Tesla

2 min de leitura
Imagem de: Ex-Uber envolvido em roubo à Google é acusado de espionar a Tesla
Imagem: AFP

O ex-engenheiro da Uber Anthony Levandowski não para de se complicar. Depois de ser acusado de roubar documentos da Waymo, companhia-irmã da Google, a sua antiga empregadora, o profissional é acusado também de espionar a Tesla. A fonte das novas acusações é o processo movido por Erika Wong, ex-babá dos filhos de Levandowski, no qual constam inúmeras citações comprometedoras.

O documento do processo tem 81 páginas e traz acusações graves, como a de que Levandowski estava subornando um funcionário da Tesla para obter informações sobre os caminhões Semi, anunciados pela companhia de Elon Musk em novembro de 2017.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Wong conta ter ouvido o ex-engenheiro da Uber falando com a sua madrasta ao telefone e dizendo a ela para ter “certeza de que Pat Green seja pago”. O mesmo nome teria sido ouvido por Wong também em diversas outras ocasições, como em conversas com Randy Miller, amigo de faculdade e sócio do engenheiro em diversos negócios, e os irmãos de Anthony.

Anthony LewandoskiAnthony Lewandoski está envolvido em mais acusações.

De acordo com a Wired, Pat Green pode ser Patrick Green, um engenheiro sênior responsável pelo desenvolvimento de novos produtos da Tesla, conforme indica o seu perfil no LinkedIn. Apesar do relato de Wong, nenhuma evidência pública aproxima Levandowski e Green e a Tesla não emitiu qualquer posição a respeito do tema.

Contudo, vale lembrar que Anthony Levandowski é o principal acionista da startup Otto Trucking, que pertence à Uber e desenvolve justamente caminhões autônomos. Essa empresa foi acionada como corréu no processo movido pela Alphabet, dona da Waymo, contra Levandowski e a Uber.

Mais conversas e acusações

Ainda em outra conversa, Erika Wong teria ouvido Levandowski falar com o seu irmão sobre “manter os pagamentos a Haslim e os outros”, possivelmente em uma referência a James Haslim, engenheiro de lidar contratado pelo próprio Levandowski para a sua startup Tyto Lidar. A Tyto foi adquirida pela Otto Trucking, que posteriormente foi adquirida pela Uber. A empresa de compartilhamento de caronas não se posicionou sobre o tema.

A publicação cita ainda acusações feitas por Wong de que o seu antigo patrão estaria vendendo segredos empresariais, tecnologia lidar e também processadores para consumidores finais. Ela sugere até mesmo que ele teria participado secretamente da formação de outra startup do setor de veículos autônomos, a Argo.AI. A empresa nega a acusação.

Erika Wong trabalhou para Anthony Levandowski entre dezembro de 2016 e junho de 2017 e pede uma indenização de US$ 6 milhões por violação de direitos trabalhistas. Uma audiência inicial está marcada para abril deste ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.