Pontofrio e Casas Bahia vão estudar circulação dos clientes com WiFi grátis

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Imagem: sidneyrezende

Até o fim de 2017, a Via Varejo, holding responsável pelas marcas Pontofrio e Casas Bahia, espera oferecer internet gratuita via WiFi para seus clientes em 250 lojas físicas. Com isso, os visitantes poderão navegar na web, conhecer mais sobre os produtos que estão vendo nos estabelecimentos e, talvez, comparar preços. Mas a empresa não vai disponibilizar internet gratuita à toa. A rede WiFi das lojas será capaz de montar um mapa de calor dos ambientes e apontar por onde os clientes mais circularam.

A Via Varejo não explica exatamente o que fará com esses dados, mas é seguro inferir que a empresa tentará posicionar melhor seus produtos nas lojas ou até mesmo fazer promoções de itens específicos que registram muitas visitas, porém poucas compras concretizadas.

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O WiFi livre das Casas Bahia e do Pontofrio conseguirá rastrear pessoas através da conexão de seus smartphones, mas não sabemo se isso vai funcionar mesmo que elas não estejam conectadas de fato. Talvez, somente estar com o recurso ligado no aparelho já seja o suficiente para ter a movimentação pela loja registrada.

Privacidade x Tecnologia

De acordo com a Via Varejo, todo o recolhimento de dados será usado apenas para a geração do mapa de calor, e a privacidade dos usuários será preservada de acordo com as regras do Marco Civil da Internet.

“Trata-se de um passo importante da companhia no que diz respeito ao modo como utilizaremos a tecnologia nas lojas para conhecermos ainda mais os nossos clientes e nos apresentarmos como uma empresa que investe no futuro”, afirmou Júlio Duram, diretor de TI da Via Varejo, em comunicado oficial. Com a tecnologia implementada (SD-WAN), haverá gestão no tráfego para degustação de produtos, visualização de vídeos e imagens, acesso às redes sociais, entre outras ações. Não foi informado, entretanto, detalhes sobre bloqueios específicos.

Esse projeto já começou a ser implementado e está em testes em três lojas na cidade de São Paulo. As outras 247 lojas devem receber a novidade nos próximos meses.

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