TIM começa a disponibilizar chamadas via rede 4G no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: TIM começa a disponibilizar chamadas via rede 4G no Brasil

A operadora TIM começou a disponibilizar aos usuários o uso da tecnologia VoLTE (Voice over LTE, na sigla em inglês), sistema que permitirá fazer e receber ligações através da rede 4G. Nesse primeiro momento, o serviço estará acessível apenas para os clientes pós-pagos de Brasília.

Com a novidade, o aparelho vai permanecer conectado ao sinal de quarta geração enquanto o consumidor está em uma chamada, diferente do que acontece hoje, em que o seu smartphone passa automaticamente para o 3G ou 2G durante seus telefonemas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Usando o VoLTE, as ligações também vão receber vantagens, já que ele proporciona uma qualidade de áudio melhor. A empresa venderá a tecnologia como “HD Voice” (Voz em HD, do inglês).

Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Natal, Maceió e Uberlândia receberão a novidade ainda em julho. A empresa prevê liberar o serviço nas cidades onde já opera com 4G de 700 MHz até o fim do ano.

Para usar o VoLTE, seu aparelho deve ser compatível. Aos clientes que tiverem smartphones que se encaixem na exigência, a tecnologia será ativada automaticamente, sem cobranças adicionais.

Como saber se seu dispositivo é compatível?

Segundo a TIM, todos os aparelhos do portfólio atual da operadora já suportam o VoLTE. A empresa disponibilizou um arquivo em PDF para conferir a lista de modelos compatíveis.

Os usuários do sistema da Apple podem aproveitar a novidade apenas nos iPhones 6 ou posteriores. Para saber se o serviço está ativado, acesse Ajustes > Celular > Opções de Dados Celulares > Ativar LTE e marque a opção Voz e Dados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.