Como criar um acesso para a pasta Downloads do Windows no Menu Iniciar

2 min de leitura
Imagem de: Como criar um acesso para a pasta Downloads do Windows no Menu Iniciar

Personalizar o Menu Iniciar é uma tarefa simples e até mesmo divertida, ainda mais quando essas configurações deixam o computador não apenas mais bonito, mas também proporcionam rapidez e agilidade na hora de acessar qualquer informação armazenada.

Para quem baixa arquivos pela internet e está sempre acessando a pasta de Downloads do sistema, por exemplo, criar uma entrada no próprio Menu Iniciar é muito melhor do que apenas inserir um atalho no desktop.

Isso porque você não precisa encher sua Área de trabalho com ícones que podem ser evitados, mas sim colocar os downloads em um local mais fácil de acessar, integrado ao botão Iniciar. Confira como realizar essa modificação em poucos passos, já que a entrada não aparece nativa no Menu Iniciar do Windows 7.

Criando uma nova entrada no Menu Iniciar

A primeira coisa a fazer é clicar com o botão direito do mouse no botão do Menu Iniciar, selecionando “Propriedades” para abrir uma nova janela.

Nas Propriedades da barra, é possível escolher entre diversas informações sobre aparência, notificações a afins. Clique na segunda aba – Menu Iniciar – e selecione a opção “Personalizar” para seguir com a mudança.

Na nova janela aberta, desça com a Barra de rolagem lateral até a opção “Downloads”, clicando em “Exibir como link” para criar a entrada no Menu Iniciar. Clique em “OK” para confirmar e salvar sua escolha.

Ao fechar a janela de opções, clique em “Aplicar” nas Propriedades da barra, finalizando o processo.

Agora basta acessar novamente no Menu Iniciar para visualizar o link para a pasta de Downloads no sistema. Clicando na opção, a pasta Downloads será aberta em uma nova janela, na qual se encontram os downloads realizados.

Visualize os downloads sem entrar na pasta

O Windows permite ainda que você crie a pasta de Downloads, entretanto, visualizando os arquivos diretamente pelo Menu Iniciar, sem abrir uma nova janela.

Para isso, siga os mesmos passos até a janela de personalização, mas nesse caso, escolha segunda opção, chamada de “Exibir como menu”. Novamente clique em “OK” para salvar os dados e “Aplicar” para modificar as Propriedades da barra.

Com isso, você tem não apenas um link para a pasta de Downloads, mas sim a possibilidade de acessar os arquivos diretamente pelo Menu Iniciar, sem precisar abrir uma nova janela para isso.

Não esqueça que existem também outras opções nas configurações do Menu Iniciar. Siga os mesmos passos para criar entradas de jogos, músicas e pastas pessoais, personalizando ainda mais o seu computador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.