BitTorrent lança o Bleep, o mensageiro invisível a espionagem de dados

1 min de leitura
Imagem de: BitTorrent lança o Bleep, o mensageiro invisível a espionagem de dados

Depois do escândalo da NSA, o medo de o governo estar lendo todos os seus dados na internet se tornou mais do que real. Para ajudar a sanar um pouco desses problemas, o BitTorrent decidiu criar uma nova ferramenta de comunicação que não correria o risco de ser interceptada tão facilmente e poderia ser utilizada por pessoas que não entendem de segurança digital. O resultado é um programa de chat chamado Bleep.

O grande diferencial deste aplicativo é que ele mantém todas as suas mensagens encriptadas, de uma maneira que apenas a pessoa que envia e aquela que recebe têm como saber o conteúdo da mensagem. A BitTorrent alega que esse deveria ser o procedimento normal depois da era Snowden.

Apesar disso, as mensagens encriptadas não são a grande novidade da empresa, já que muitas outras oferecem esse serviço. Ao contrário, o diferencial seria a completa ausência de metadados deixados no servidor central do chat.

A maioria dos programas de mensagens deixa uma marca de passagem nos locais por onde elas sãos transmitidas, como o Facebook Messenger nos servidores do Facebook. Mesmo que o conteúdo seja encriptado, ainda é possível saber quem mandou uma mensagem para quem e a que horas ela foi transmitida, informações que podem ser bastante reveladoras por si só.

O Bleep se compromete a ser o primeiro sistema de troca de mensagens 100% invisível. Para fazê-lo, ele usa uma ferramenta comum das redes P2P. No lugar de um servidor, a mensagem encriptada caminha por uma rede de milhares de usuários até chegar ao seu destinatário final e ser decodificada — não deixando nenhum rastro coerente no caminho, na medida em que dezenas de milhares de mensagens são trocadas por todos os usuários a cada segundo.

Por enquanto, o Bleep está disponível para Windows 7, 8, OSX e Android. Uma versão para iOS está sendo criada, mas não ficou pronta para a data de lançamento do programa. Por enquanto, ele é um mensageiro bem rudimentar, apenas com troca de textos e mensagens de voz, mas a ideia é fazer com que o Bleep consiga disputar espaço com gigantes dessa indústria, como o Skype, o WhatsApp e o Viber.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.