Hacker exibe alguns recursos da versão prévia do mensageiro Allo da Google

2 min de leitura
Imagem de: Hacker exibe alguns recursos da versão prévia do mensageiro Allo da Google
Imagem: Phandroid

Recentemente, um APK de uma versão prévia do novo programa inteligente de mensagens da Google, o Allo, vazou na internet. Embora os servidores do aplicativo ainda não estejam funcionando e, por isso, não seja possível autenticar e utilizar o app propriamente dito, um desenvolvedor do fórum XDA Developers conseguiu hackear o programa para pular o procedimento de inicialização e liberar o acesso às janelas de conversa.

Ainda que não permita que utilizemos a novidade de verdade, a ação do programador serviu para pudéssemos ver um pouco mais sobre como o mensageiro vai funcionar – pelo menos no que diz respeito às funções que não necessitam de conexão constante com a internet. Com a adição de contatos falsos, foi possível conferir como será a troca de mensagens em conversas e o envio de alguns tipos de arquivos, como fotos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Algumas das funções mais simples do Allo já podem ser conferidas

O Allo contará com dois tipos de mensagens, as normais e as privativas. Além de algumas diferenças visuais (com o modo “secreto” apresentando um fundo cinza com um desenho parecido com o das abas anônimas do Chrome), o app oferecerá alguns recursos de segurança para quem optar por usar conversar com mais privacidade.

O que já dá para ver

O bate-papo por meio do Allo funcionará de forma bastante similar ao que já vemos nos mensageiros atuais, bastando tocar no campo de texto em uma conversa aberta para que o teclado apareça na metade da sua tela. Funções comuns, como o uso de emojis, estão facilmente identificadas, e tocar no botão + abre um menu com opção de envio de conteúdo por meio do teclado, da câmera, da sua galeria e da sua lista de contatos.

Ao tocar no botão para tirar fotografias, por exemplo, a câmera é aberta na metade da tela, permitindo que você tire uma foto sem ter que sair da conversa. Caso precise enxergar melhor a imagem, no entanto, você poderá expandir a janela de captura para que ocupe o display todo. Com o resultado em mãos, basta tocar em um botão para poder escrever com seus dedos sobre a fotografia com a cor que preferir.

A partir da janela principal do Allo, onde todas as suas conversas ficam acumuladas, é possível tocar no botão no canto superior esquerdo para abrir um menu lateral. Lá você encontra opções para ver seu próprio perfil no app, ler mensagens arquivas, gerenciar sua lista de contatos bloqueados e mexer nas configurações do aplicativo, que incluem dados da sua conta telefônica, notificações e outros recursos.

Há muito mais a caminho

Em geral, a experiência aparenta ser bastante similar ao que pode ser visto hoje em praticamente qualquer aplicativo de mensagens. No entanto, vale lembrar que a versão final do programa virá com os recursos da inteligência artificial integrada da Google, além de outras funções curiosas que ainda não estão presentes na prévia vazada.

Caso você deseje experimentar a prévia não-funcional do Allo, será necessário ter um aparelho rooteado compatível e seguir as instruções disponíveis na postagem do desenvolvedor no fórum XDA Developers, acessível por meio deste link (em inglês). Alguns dos recursos também podem ser vistos nos vídeos acima. Confira mais detalhes sobre o app de mensagens da Google clicando aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.