Apacer desenvolve memória RAM com SSD embutido

1 min de leitura
Imagem de: Apacer desenvolve memória RAM com SSD embutido

Economizar espaço no interior de um computador pode ser uma ótima ideia para as fabricantes, mas há momentos em que realmente não existem mais formas de realizar esse processo — principalmente depois de reduzir placas-mãe e outros componentes do hardware. Entretanto, a Apacer está desenvolvendo um novo sistema que pode fazer com que os PCs sejam um pouco mais compactos.

Trata-se de uma novidade que adiciona drives de estado sólido ou memória CF (Compact Flash) aos DIMMs de memória volátil — em termos mais comuns, ele acopla um dispositivo de armazenamento nos “pentes de memória” RAM do computador. A transferência dos dados ocorre por meio de conexões SATA III, que conseguem absorver a energia elétrica do próprio DIMM.

Apesar de ser possível utilizar memórias do tipo SSD e também CF, é mais provável que o primeiro tipo seja utilizado mais amplamente. Ainda em relação aos SSDs, três tipos diferentes de drives são compatíveis — M.2 2242, M.2 2260 e M.2 2280 —, o que facilita bastante a conexão deles a computadores de diferentes tamanhos. Por enquanto, apenas drives de até 512 GB demonstraram bons resultados na utilização do sistema, mas é bem provável que outros mecanismos com 1 TB de capacidade estejam nos planos da Apacer.

Os SDIMMs (DIMMs de “Storage” (Armazenamento)) devem ser vendidos diretamente para fabricantes de computadores montados, por isso é difícil que os consumidores individuais consigam adquirir os componentes em um futuro próximo. No momento, diversas amostras dos produtos já estão com as montadoras para testes práticos, mas ainda não é sabido quando eles chegarão efetivamente ao mercado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.