Programas de diagnóstico do Windows

2 min de leitura
Imagem de: Programas de diagnóstico do Windows

Essas ferramentas são úteis para técnicos em informática, mas usuários comuns podem se beneficiar bastante deles. Muitas vezes é preciso atualizar os drivers do computador e não se sabe quais os itens instalados. Outras vezes sabe-se que existe algo de errado, mas não se sabe exatamente o quê. Com estes programas é possível fazer um bom diagnóstico de seu computador.

Sistem Information for Windows

Esse programa permite fazer um diagnóstico completo de seu sistema, conferindo hardware, software e rede. Ele vai fazer um diagnóstico sobre os drivers instalados, e inclusive tem a opção de mostrar a temperatura do hardware, com os mínimos e máximos possíveis para o correto funcionamento do computador. Além disso, ele mostra os programas instalados e suas versões. Talvez a grande vantagem dele para o usuário comum é a lista de codecs de áudio e vídeo que estão instalados. Dessa forma, você consegue ter certeza que poderá ouvir a música ou assistir ao filme favorito sem se preocupar se ele irá rodar ou não.

Investigue seu computador

ReSysInfo System Information Viewer

Para quem quer rapidez e praticidade na hora de fazer um diagnóstico no seu computador, o ReSysInfor System Information Viewer é uma boa opção. Ele é leve e não precisa ser instalado. Inclusive, ele é bom para técnicos em informática levarem em seus pendrives e rodarem diagnósticos completos do sistema a partir dele. A interface do programa parece com o Painel de Controle do Windows, mostrando as informações em formas de ícones e apresentando inclusive ferramentas de cuidado do sistema, como programas de desfragmentação ou backup que você tenha instalado ou faça parte de seu Sistema Operacional.

SiSoftware Sandra Lite

Esta é a irmã menor do clássico SANDRA, o System Analizer, Diagnostic and Reporting Assistent, o Assistente de Relatórios, Diagnósticos e Análises do Sistema.  A versão Lite traz os principais recursos de sua irmã maior. Com ele você pode saber praticamente tudo de seu computador, como versão dos drivers e dos softwarers, temperatura e velocidade do processador e utilização tanto da memória virtual quanto da memória física.

Everest Ultimate Edition

Descubra o que se passa dentro de seu computadorSem dúvidas, o Everest é um dos melhores programas para análise e diagnóstico de sistema. Além de ele mostrar as versões dos programas, hardwares e drivers instalados em sua máquina, ele apresenta um diagnóstico completo de desempenho, de velocidade, memória e até temperatura do processador. Além disso, ele é leve e roda diretamente do aplicativo sem a necessidade de instalação, perfeito para técnicos de informática levarem em seus pendrives. E com todas essas vantagens ele só apresenta uma desnvantagem: a versão é de teste e só funciona por poucos dias antes de você precisar comprá-lo para continuar usando. Mas se você trabalha com isso, essa ferramenta pode muito bem valer o preço.

PC Wizard 2008

Este mago dos programas de diagnóstico faz tudo o que todos os outros programas de diagnóstico fazem. Ele analisa hardware e software, faz relatórios, apresenta as informações de forma detalhada. O seu diferencial está no sistema de benchmark, ou analíse comparativa. O programa compara o rendimento de seu computador, seja dos programas ou do hardware com a informação de outros computadores similares. Essa é uma excelente forma de saber se o seu computador está lento porque realmente está com problema ou se ele está lento e todos os computadores que usam um determinado programa ou configuração também ficam lentos.

Descubra informações dos seus arquivos

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.