Kim Dotcom alerta: MEGA pode acabar, faça backup de seus arquivos agora!

2 min de leitura
Imagem de: Kim Dotcom alerta: MEGA pode acabar, faça backup de seus arquivos agora!

Parece que o serviço de hospedagem MEGA está com os dias contados. O alerta vem do próprio Kim Dotcom, fundador do site, que publicou uma série de mensagens em seu perfil no Twitter recomendando que os usuários façam um backup com urgência.

De acordo com as mensagens, Bill Liu — um dos acionistas do serviço — é o homem que controla o MEGA, mas ele também é o quinto criminoso mais procurado na China, o que significa que o site pode estar ameaçado por uma poderosa nação.

Não bastasse isso, o site criado por Kim Dotcom, fundador do antigo Mega Upload, perde US$ 1 milhão por mês, pois não foi possível implementar um sistema de pagamento via cartão de crédito. A lógica é simples: sem cartão de crédito, sem negócios. Ainda segundo as postagens, o site vem sobrevivendo há dois anos sem um sistema de cartão, e o fim está próximo.

MEGA desmente as afirmações de Dotcom

Percebendo o volume de mensagens dos usuários preocupados com essa situação, os responsáveis pelo MEGA fizeram uma postagem no blog oficial do serviço comentando que as informações divulgadas por Kim Dotcom não procedem, sendo que o serviço tem dinheiro de sobra e forte apoio dos acionistas, de modo que a condição financeira está boa.

Além disso, a postagem informa que o MEGA está providenciando 24 PB (Petabytes) de espaço adicional para atender aos mais de 40 milhões de usuários registrados, sendo que a equipe se compromete a expandir ainda mais suas capacidades.

O texto ainda informa que Kim Dotcom deixou o serviço em agosto de 2013. Em seguida, sua família vendeu as ações que tinham no MEGA e tentaram conseguir de volta uma parcela dessas ações posteriormente — algo que foi negado pela Corte da Nova Zelândia. Desde então, Dotcom tem feito comentários negativos sobre o MEGA que não têm base factual.

Em sua defesa, Dotcom alegou no Twitter que as informações do MEGA são falsas e que ele tem gravações do CEO admitindo que o serviço passa por problemas e que todos os alertas procedem. O fundador do serviço ainda comentou que ele se importa e que se sente na obrigação de fazer isso, uma vez que a ideia do site foi dele.

Um backup não faz mal a ninguém

Afinal, é preciso fazer um backup? Em todos os posts, Dotcom recomenda que as pessoas façam backup de seus arquivos, uma vez que não é possível garantir a segurança dos dados, tampouco que o site continue online por muito tempo. O site do MEGA não nega que um backup pode ser útil, mas diz que o alarmismo de Dotcom é desnecessário.

Pelo sim ou pelo não, nossa recomendação é que você faça um backup, ainda mais se você usa o site para guardar arquivos pessoais. Confira os passos abaixo para realizar o download de seus arquivos e evitar dores de cabeça.

Aprenda a fazer backup dos seus arquivos no MEGA

1) Acesse a “Nuvem de Arquivos” (o primeiro ícone na barra lateral);

2) Segure a tecla Ctrl e clique sobre cada pasta que você deseja salvar no computador;

3) Agora, solte a tecla Ctrl e clique com o botão direito sobre uma das pastas selecionadas;

4) Um menu suspenso com várias opções será exibido. Selecione “Baixar” e clique em “Baixar como ZIP”;

5) Aguarde até que o site processe o pedido (você pode acompanhar o progresso pela área de  Transferência de Arquivos — o último ícone na barra lateral);

6) Salve o arquivo no computador e depois o descompacte para acessar as pastas e os respectivos arquivos.

Você costuma usar o serviço de hospedagem MEGA? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.