Pequenas distrações podem nos fazer cometer duas vezes mais erros

1 min de leitura
Imagem de: Pequenas distrações podem nos fazer cometer duas vezes mais erros

(Fonte da imagem: Thinkstock)

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos EUA, pequenas interrupções — como dar uma espiadinha no celular ou cumprimentar um colega de trabalho — podem ter um efeito bastante negativo, interferindo na nossa capacidade de completar uma atividade sem cometer erros.

Os experimentos foram realizados com um grupo de 300 pessoas, que realizaram um procedimento no computador baseado em uma série de atividades que deveriam seguir uma determinada sequência. Os pesquisadores descobriram que pequenas distrações — de meros três segundos — eram suficientes para que os participantes cometessem o dobro de erros do que quando não sofriam nenhuma interrupção durante os testes.

Paradinhas

Segundo os pesquisadores, interrupções breves, sejam elas provocadas por colegas de trabalho, telefones celulares ou emails, já se tornaram parte do nosso cotidiano. Contudo, o surpreendente aumento no índice de erros provocados pelas distrações pode ser fatal no caso de alguns profissionais, como é o caso de cirurgiões e mecânicos responsáveis pela manutenção de aviões, por exemplo.

Conforme explicaram os pesquisadores, a causa do aumento de erros se deve ao fato de que acabamos desviando a nossa atenção de uma atividade para focar em outra. Assim, por mais breve que a distração seja, se ela ocorre durante uma atividade que exige muita concentração, os efeitos podem ser enormes. A solução? Criar um ambiente à prova de interferências externas, mas você pode começar com — pelo menos — desligar o seu aparelho celular.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.