Nova droga faz com que ratinhos parcialmente surdos voltem a ouvir

1 min de leitura
Imagem de: Nova droga faz com que ratinhos parcialmente surdos voltem a ouvir

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia)

De acordo com o site io9, um grupo de pesquisadores norte-americanos desenvolveu um tipo de tratamento capaz de restaurar a perda audição. Segundo a publicação, os cientistas realizaram os experimentos com ratinhos parcialmente surdos e observaram melhoras dramáticas pouco depois do início do tratamento.

Os pesquisadores desenvolveram um novo medicamento — chamado de momento de LY 411575 — que estimula a transformação de células comuns do ouvido em células ciliadas. Essas novas estruturas são receptores sensoriais presentes na cóclea responsáveis por amplificar as ondas sonoras e retransmitir essas informações ao cérebro.

Hein?!

Para conseguir esse resultado, os cientistas utilizaram células-tronco obtidas a partir dos ouvidos dos animais, que receberam uma dose do medicamento e foram aplicadas diretamente na região coclear dos bichinhos. Os ratos apresentaram melhoras na audição com apenas três meses de tratamento, especialmente na frequência que os humanos deixam de ouvir corretamente conforme vão envelhecendo.

Conforme explicaram os pesquisadores, apesar do estudo ainda se encontrar em um estágio muito preliminar, os resultados são muito encorajadores , e os cientistas acreditam que este novo tipo de tratamento tem o potencial de ajudar milhares de pessoas em todo o mundo. A próxima etapa envolve testar novos medicamentos para tratar outros tipos de perda de audição.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.