Aranha escultora engana predadores tecendo cópia maior de si mesma

1 min de leitura
Imagem de: Aranha escultora engana predadores tecendo cópia maior de si mesma

(Fonte da imagem: Reprodução/WIRED)

As aranhas são realmente impressionantes! Além de capturar animais bem maiores do que elas e até de produzir redes de caça, um biólogo parece ter descoberto uma espécie completamente nova, capaz de tecer cópias maiores de si mesma para intimidar e confundir possíveis predadores.

De acordo com o pessoal do site WIRED, a criativa aranha, que até o momento acredita-se pertencer ao gênero Cyclosa, cria as suas réplicas a partir de insetos mortos, fragmentos de folhas e outros pequenos objetos. Apesar de outros aracnídeos também serem capazes de produzir armadilhas semelhantes, esta é a primeira vez que se observa uma aranha esculpindo uma réplica que, depois de pronta, conta com patas e tudo.

(Fonte da imagem: Reprodução/WIRED)

A aranha foi descoberta por acaso durante uma viagem do biólogo Phil Torres ao Centro de Pesquisa Tambopata do Peru, que se encontra na região da floresta amazônica. Porém, antes de ser reconhecida como nova espécie, Torres deverá solicitar uma licença especial para retornar à região, coletar outros espécimes, compará-los aos já catalogados e aguardar a confirmação de que a espécie realmente é inédita. Em outras palavras, a escultora ainda terá que esperar um bom tempo até que possa ser devidamente reconhecida pelo público.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.