Chega de temer o apocalipse nuclear: inventaram a pílula antirradiação

1 min de leitura
Imagem de: Chega de temer o apocalipse nuclear: inventaram a pílula antirradiação

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia)

Você já deve ter lido sobre o que acontece quando somos expostos à radiação, não é mesmo? Dependendo da dose, o efeito pode até ser fatal. Porém, de acordo com o site io9, já não precisamos mais temer um apocalipse nuclear, pois a companhia biofarmacêutica ONCONOVA parece ter desenvolvido um medicamento capaz de tratar o envenenamento pela radiação de forma bem eficiente.

Segundo a publicação, o medicamento em questão se chama Ex-RAD e funciona tanto se é administrado antes como depois da exposição à radiação. O “antídoto” foi testado em um grupo de ratinhos, que foram expostos a uma quantidade de radiação suficiente para matar a maioria dos seres no prazo de duas semanas. Os resultados mostraram um índice de sobrevivência de 88% entre os animais que receberam o medicamento.

Conforme explicou a ONCONOVA, o medicamento evita que o DNA exposto à radiação seja destruído, além de ajudar o material genético que já sofreu danos a se recuperar. Além disso, o Ex-RAD também impede a produção de uma proteína específica responsável por provocar a morte celular. O medicamento está disponível na forma de pílula e injetável, e por questões de segurança ainda não foi testado em humanos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.