Astrônomos descobrem planeta de diamante maior do que a Terra

Imagem de: Astrônomos descobrem planeta de diamante maior do que a Terra

(Fonte da imagem: Reprodução/Reuters)

De acordo com a Reuters, uma equipe de astrônomos franceses e norte-americanos descobriu que o planeta 55 Cancri e, localizado na constelação de Câncer, provavelmente conta com uma superfície composta por grafite e diamante em vez de granito e água.

Segundo os astrônomos, o planeta conta com um raio duas vezes maior do que o da Terra, sendo muito mais denso — sua massa é oito vezes maior do que a do nosso planeta — e apresentando temperaturas em sua superfície que ultrapassam os 1.600 °C. Os pesquisadores estimam que um terço do planeta, equivalente a três massas da Terra, pode ser composto por diamante.

Planetas compostos por diamante já haviam sido detectados anteriormente, mas esta é a primeira vez que os astrônomos conseguem estudar um astro desse tipo com tanto detalhe. Além disso, o 55 Cancri e se encontra relativamente próximo — a aproximadamente 40 anos-luz da Terra — e orbita uma estrela muito parecida ao nosso Sol. Agora, a pergunta que todos devem estar se fazendo: quando será que o próximo foguete parte para lá?

Fonte: Reuters