Logo você poderá saber como o espaço cheira

1 min de leitura
Imagem de: Logo você poderá saber como o espaço cheira

(Fonte da imagem: Thinkstock)

De acordo com a Discovery News, a NASA contratou um químico especializado em criar aromas para reproduzir o cheiro do espaço. Para isso, o profissional se baseará nas descrições oferecidas por astronautas que já estiveram em órbita e tiveram a sorte — ou não! — de sentir esse peculiar odor.

E não pense que essa será uma tarefa fácil ou agradável. De acordo com os que já estiveram no espaço, seu pungente aroma lembra o de bife queimado, metal quente, gases provenientes da solda, pólvora, rum e framboesa. Em outras palavras, o espaço fede!

Catinga espacial

O químico — Steve Pearce — foi contratado pela NASA graças ao seu currículo. Foi ele quem recriou o cheirinho da estação espacial MIR para uma exposição sobre aromas impossíveis, descrevendo o bodum como uma mescla de chulé e cheiro corporal rançoso misturados com removedor de esmalte e gasolina. Ou quase isso!

Segundo um pesquisador consultado por Pearce, o fedorzinho que os astronautas sentem quando estão no espaço, na verdade, é produzido pela alta vibração energética de partículas trazidas por eles quando entram nas estações espaciais, que acabam se misturando com o ar do interior e impregnando o ambiente.

Fonte: Discovery News

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.