A arte dos chinelos [galeria]

1 min de leitura
Imagem de: A arte dos chinelos [galeria]

(Fonte da imagem: Reprodução/FFRC)

Sejamos sinceros: todo mundo tem um par de chinelos velhos guardado em algum canto da casa. Mas o que fazer com eles quando não os queremos mais? Alguns artistas e artesãos decidiram utilizar esse material para criar arte e, logo abaixo, você pode conferir alguns desses incríveis trabalhos:

Réplicas de animais africanos

(Fonte da imagem: Reprodução/Hand Eye)

O pessoal do projeto UniquEco, do Quênia, na África, decidiu criar animais com restos de chinelos velhos. No centro de reciclagem, os artesãos separam os materiais por cor, que depois são cortados e utilizados na confecção de pingentes, enfeites e pequenas esculturas.

Peças de decoração

(Fonte da imagem: Reprodução/Studio Schneeman)

O designer holandês Diederik Schneeman decidiu criar objetos de decoração utilizando como material a borracha colorida de chinelos velhos. De vasos para plantas a luminárias, as peças são divertidas e à prova de pancadas, além de supercoloridas.

Esculturas gigantes

(Fonte da imagem: Reprodução/Florentijn Hofman)

O artista holandês Florentijn Hofman, famoso por suas esculturas e projetos enormes, decidiu homenagear os brasileiros construindo um macaco gigante feito com chinelos de borracha. Hofman utilizou 10 mil unidades do calçado e, com a ajuda de estudantes de São Paulo, montou a estrutura de 15 metros da imagem acima.

Confira a seguir uma galeria com mais criações dos artistas mencionados neste artigo:

Como você pode ver, seus chinelos velhos podem ter mil e uma utilidades. E você, leitor, tem alguma sugestão sobre o que fazer com os seus?

Fontes: Hand Eye, Inhabitat, Studio Schneeman, UniquEco, FFRC e Florentijn Hofman

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.