Você já deve ter visto este tipo de aeronave em jornais e programas de televisão. Os aviões de combate a incêndios geralmente são acionados para acabar com o fogo que se alastra em plantações e florestas, utilizando um material especialmente preparado para isso. Para quem não sabe do que se trata, parece apenas uma fumaça vermelha, mas há muita química por trás disso.
Nossos vídeos em destaque
O principal de tudo isso é a água, que compõe a maior parte do material. Além disso, também existe uma goma de guar e uma espécie de argila para adicionar a espessura necessária para o melhor controle do material na hora de espalhá-lo sobre os incêndios. O que adiciona a cor vermelha ao produto é um óxido de ferro.
E por que existe essa coloração?
A grande razão para isso está no fato de que os ambientes atingidos pela fumaça vermelha podem ser mais facilmente identificados pelos bombeiros que estiverem em solo – logicamente, isso só acontece quando as chamas maiores já estão controladas. Vale dizer que, em muitos casos, ainda são acrescidos fertilizantes ao produto. Isso acontece para facilitar a recomposição da vegetação atingida.
)
)
)
)
)
)