Células com apetite ``zumbi´´ podem estar devorando o seu cérebro neste momento!

1 min de leitura
Imagem de: Células com apetite ``zumbi´´ podem estar devorando o seu cérebro neste momento!

(Fonte da imagem: Thinkstock)

De acordo com uma notícia publicada pelo site New Scientist, o seu sistema imunológico pode estar devorando o seu cérebro neste exato momento. Segundo um estudo realizado por neurocientistas do Boston Children’s Hospital, um tipo de célula presente em nosso organismo parece sentir um apetite incontrolável pelos circuitos e conexões presentes no cérebro que não estejam sendo utilizados, mesmo que sejam saudáveis.

Segundo Beth Stevens, neurocientista responsável pela pesquisa, as células devoradoras em questão, conhecidas como micróglias, até então eram tidas simplesmente como organismos imunológicos, cuja função era a de proteger as células cerebrais e “fazer uma faxina” depois de infecções.

Olho preguiçoso

Os neurocientistas realizaram estudos em ratos, manipulados especialmente para usar um dos olhos mais do que o outro. Depois de realizar exames nos ratinhos mortos, os pesquisadores perceberam que existiam bem menos neurônios e sinapses relacionados ao olho menos ativo, sugerindo que as micróglias haviam dado cabo dessas conexões pouco utilizadas.

A descoberta não é importante só por revelar esse lado “zumbi” das micróglias, pois pode levar, também, a uma revolução na área da neurocirurgia. Além disso, os neurocientistas esperam descobrir se esses pequenos organismos podem ser os responsáveis por desencadear algumas doenças neurológicas degenerativas.

De qualquer maneira, fica a dica: se não usar direito, você pode acabar ficando sem cérebro!

Fontes: New Scientist, Boston Children’s Hospital e PubMed

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.