Visite as pirâmides do Egito online e em 3D

1 min de leitura
Imagem de: Visite as pirâmides do Egito online e em 3D

(Fonte da imagem: Reprodução/Giza3D )

De acordo com uma notícia publicada pela Discovery, uma parceria entre a Universidade de Harvard, o Museu de Belas Artes de Boston e a empresa de software Dassault Systèmes resultou na interpretação mais realista e completa do planalto de Gizé, disponibilizada em um site no qual é possível passear pela famosa necrópole das três grandes pirâmides do Egito.

O Giza3D foi projetado com base em documentos acadêmicos e dados históricos rigorosamente coletados por arqueólogos da universidade e digitalizados pelo museu. As informações foram, então, transformadas em modelos 3D pela Dassault Systèmes, reproduzindo uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo da forma mais fiel possível.

Reprodução fiel e realista

Através do site, os internautas poderão fazer uma visita guiada e interativa pelas tumbas e câmaras do sítio arqueológico, podendo clicar sobre objetos e imagens para acessar informações relevantes. Além disso, é possível passear através das galerias e edifícios com o uso de óculos 3D, e controlar a câmera para personalizar a visita.

Além das galerias de fotos e artefatos encontrados durante as escavações, também é possível acessar uma enorme base de dados com documentos para consulta, como mapas, diários de campo e fotografias tiradas pelos arqueólogos.

De acordo com os desenvolvedores, a diferença deste modelo com relação a outros sítios arqueológicos reconstruídos por computador é que, neste caso, não foram utilizadas suposições ou hipóteses, mas sim dados reais e referências arqueológicas provenientes das escavações realizadas em Gizé, atentando para detalhes como texturas, estudos meticulosos de cores, texturas das paredes e muros, inscrições, objetos e edifícios que compões o sítio.

Fonte: Discovery News

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.