A Estação Espacial Internacional tem endereço, sabia?

1 min de leitura
Imagem de: A Estação Espacial Internacional tem endereço, sabia?

(Fonte da imagem: Reprodução/NASA )

O astronauta Don Petit, que no momento vive na ISS — International Space Station —, estava pensando sobre qual endereço deveria fornecer no caso de que alguém decidisse enviar a ele qualquer tipo de correspondência. Foi então que o astronauta começou a refletir sobre a sua exata localização no espaço e quais informações seriam necessárias para que uma carta pudesse chegar até suas mãos.

Don dorme em um compartimento do tamanho de um caixão na quinta plataforma (Deck 5) da interseção 2 (Node 2) da estação. De uma perspectiva terrestre, quando o astronauta deixa o seu casulo, teríamos a impressão de que ele sai do chão da plataforma, o que, então, o posiciona na órbita LEO (low earth orbit, ou órbita terrestre baixa).

Contudo, para ser completo, todo endereço precisa de um CEP, não é mesmo? A ISS está posicionada em um ângulo de 51.6 graus com relação ao equador, além de ter sido a terceira estação espacial a ser enviada ao espaço, depois da Salyut e da Mir. Foram esses dados numéricos que Don usou para criar o código que faltava. Quer escrever para o astronauta? Anote o endereço:

Node 2, Deck 5, ISS, LEO 51.603.

O que você precisa fazer para que a sua correspondência chegue até a ISS, a 400 quilômetros de altura? Esse é um problema que Don Petit prefere deixar para você solucionar.

Fonte: NASA Blogs

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.