Praticar esportes não elimina os perigos de passar o dia todo sentado

1 min de leitura
Imagem de: Praticar esportes não elimina os perigos de passar o dia todo sentado

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Você passa muito tempo sentado durante o dia? Um estudo, publicado no periódico Archives of Internal Medicine, sugere que fazer exercícios físicos para contrabalançar o tempo que uma pessoa passa em inatividade não elimina os perigos de passar o dia todo sentado.

A pesquisa, realizada pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Sydney, Austrália, avaliou os hábitos de 222.497 adultos. Os resultados mostraram que aqueles que passavam mais de 11 horas sentados apresentavam 40% mais riscos de morrer no prazo de três anos do que os que passavam menos de 4 horas por dia em inatividade. Além disso, o estudo sugere que, embora uma rotina de exercícios físicos frequentes ajude a reduzir os riscos, os perigos relacionados com passar muitas horas em inatividade continuam presentes.

O trabalho foi conduzido com adultos de mais de 45 anos de idade, e levou em consideração fatores como o peso, nível de atividade física, estado de saúde geral e a idade dos participantes. Para combater os riscos de passar muito tempo sentados, os pesquisadores sugerem que é necessário reduzir o tempo nessa posição, além de ser necessário aumentar os níveis de atividade física. Talvez a solução seja se exercitar um pouco também durante o trabalho, e já existem mesas que permitem a realização de exercícios físicos na frente do computador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.