Homem paralisado usa sinais wireless para ganhar controle sobre seu braço

1 min de leitura
Imagem de: Homem paralisado usa sinais wireless para ganhar controle sobre seu braço

Cientistas da Case Western Reserve University, em Ohio, afirmaram ter conseguido usar dispositivos eletrônicos para permitir que um homem paralisado por uma lesão voltasse a controlar um de seus braços. No caso, os pesquisadores utilizaram um implante fixado ao cérebro do paciente que enviava sinais wireless ao membro em questão.

O feito marca a primeira vez que sinais coletados a partir do cérebro são usados para transmitir informações diretamente a eletrodos colocados em um braço. O projeto foi descrito na última terça-feira (20) durante uma reunião da Sociedade de Neurociência de Chicago e surge como uma solução para que pessoas com algum tipo de limitação possam voltar a realizar tarefas consideradas cotidianas.

Vale notar que os movimentos do paciente ainda não estão acontecendo de forma perfeita e sua coordenação é um pouco problemática. “Não é um movimento fluido como quando você está pegando uma xícara de café para beber”, afirma John Donoghue, um dos líderes do BrainGate, consórcio que desenvolve interfaces entre o cérebro e computadores. “Mas o fato é que eles fizeram uma pessoa controlar seu próprio corpo, estimulando músculos de formas específicas através de um pequeno mecanismo no cérebro, e isso é incrível”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.