Cientistas desenvolvem teste para HIV feito pela câmera do seu smartphone

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas desenvolvem teste para HIV feito pela câmera do seu smartphone

Uma equipe de pesquisadores da Florida Atlantic University desenvolveu um teste em duas partes que pode ser feito com o auxílio da câmera de um smartphone e que serve para detectar uma série de condições de saúde, incluindo a presença de HIV no organismo de alguém.

Para tanto, basta que se derrame uma única gota de sangue do paciente em uma lâmina plástica transparente especialmente desenvolvida para o teste e usar o aplicativo que foi criado para auxiliar no processo. A presença de indicadores de cada doença é mostrada com uma cor diferente  na lâmina, que possui centenas de nanopartículas, e o app serve como controle, graças às correspondências armazenadas em seu banco de dados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O protótipo desenvolvido pelos cientistas já é capaz de detectar, além de traços de HIV, as bactérias E. coli e estafilococos, mas a ideia é agora adaptar o teste para que esse possa apresentar resultados de diversas outras enfermidades que acometem os seres humanos e até mesmo a presença de patógenos em amostras de água e comida.

Caso o condutor do teste não tenha conhecimento médico suficiente para determinar o resultado de um teste, será possível consultar a opinião de especialistas no mundo todo, bastando que se enviem imagens das amostras nas lâminas pelo próprio aplicativo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.