Lente especial faz cirugiões verem células cancerígenas

1 min de leitura
Imagem de: Lente especial faz cirugiões verem células cancerígenas

Um médico especialista em novos métodos para detecção de doenças apresentou um sistema capaz de deixar cientistas de boca aberta. Trata-se de um sistema de lentes especiais que podem fazer com que cirurgiões identifiquem células cancerígenas com rápida distinção de células saudáveis. E é exatamente nesse ponto que o sistema se torna tão inovador para a medicina.

Com essas novas lentes, os médicos podem saber exatamente quais são as células que causam o câncer em um paciente, tornando mais completa a remoção de tumores durante uma cirurgia, por exemplo. Nas lentes do médico, que trabalham com realidade aumentada, as células cancerígenas brilham na cor azul — tornando rápida a localização do que deve ser retirado na operação.

Quem desenvolveu esse sistema foi Samuel Achilefu, doutor da Escola de Medicina da Universidade de Washington. Ele ainda não possui nome oficial e continua sendo desenvolvido. A primeira vez que ele foi usado efetivamente foi no dia 10 de fevereiro deste ano e os médicos afirmam que ele foi realmente eficiente — no vídeo ao topo desta notícia você pode ter uma rápida ideia de como funcionam as lentes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.