Médicos de emergência usam Google Glass para ler informações de pacientes

2 min de leitura
Imagem de: Médicos de emergência usam Google Glass para ler informações de pacientes

(Fonte da imagem: Reprodução/ArsTechnica)

Embora o público em geral ainda esteja formando sua opinião a respeito do Google Glass, com todas as questões sobre privacidade e utilidade que surgem quando se pensa em pessoas usando computadores com câmeras no rosto, o dispositivo vem se provando bastante útil em uma série de campos – como a Medicina, por exemplo.

Um hospital da cidade de Boston, nos EUA, desenvolveu um sistema de recuperação de informações customizado que permite que os médicos da emergência usem um código QR presente na parede das salas para levantar informações sobre cada paciente. O profissional pode falar com as pessoas que atende e realizar procedimentos diversos ao mesmo tempo em que vê relatórios sobre problemas, sinais vitais, resultados de laboratório e outros dados.

Usando o par de óculos inteligentes, os médicos não têm que usar suas mãos e gastar tempo para procurar arquivos, fazer buscas em computadores e ler fatos em um tablet. Basta um simples aceno com a cabeça ou uma piscada para que eles recebam todas as informações em tempo real, sem ter que sair do lado do paciente.

Medicina com estilo

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Discovery)

O Beth Israel Deaconess Medical Center vem testando o Google Glass com quatro de seus doutores de sala de emergência durante os últimos três meses. Os médicos podem acessar informações protegidas pelo firewall do hospital, garantido informações relevantes ao mesmo tempo em que mantém dados sigilosos dos pacientes em segurança.

“Acreditamos que a habilidade de acessar e confirmar informações clínicas nos leitos é um dos recursos mais fortes do Google Glass”, disse o chefe de informações do centro médico, John Halamka. “Creio que a computação vestível vai substituir a baseada nos tablets para muitos médicos que precisam de suas mãos livres e de acesso instantâneo aos dados”, ressalta.

Segundo ele, os pacientes parecem não se incomodar com a tecnologia e muitos deles fazem perguntas detalhadas sobre os óculos. “O par laranja que usamos é tão discreto quanto vestes de neon para caçadores, então é difícil não notarem”, acrescenta.

Caminho do futuro

(Fonte da imagem: Reprodução/Reddit)

Atualmente, parece que o uso do Glass é limitado por questões como sua falta de integração com sistemas hospitalares, o que deve ser resolvido com o tempo. “O que realmente queremos ver evoluir são registros eletrônicos de saúde transmitidos diretamente para os óculos em tempo real”, disse o doutor Ismail Nabeel, do Wexner Medical Center da Ohio State University.

Uma das principais funções que já estão funcionando é a captura e transmissão de áudio e vídeo. No entanto, o elemento que pode fazer com que a indústria adote completamente a tecnologia do Glass é as facilidades que ele pode proporcionar para a documentação médica, segundo a líder da ONG MedTech, Jennifer Joe. “A documentação toma cerca de 50% do tempo de um médico”, disse a doutora.

A instituição vem tentando introduzir novas tecnologias para ajudar os profissionais clínicos e, como parte desse esforço, está conduzindo um Desafio Google Glass para que desenvolvedores criem soluções médicas usando a tecnologia da Gigante das buscas. Joe ressalta que a documentação também é importante para a educação de novos doutores e que “ser capaz de assistir uma cirurgia do ponto de vista do cirurgião é algo inédito”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.