12 apps incríveis para quem trabalha com medicina

6 min de leitura
Imagem de: 12 apps incríveis para quem trabalha com medicina

(Fonte da imagem: Divulgação/App Store)

Autor: Dhiogo Corrêa

O aumento do acesso à tecnologia tem redesenhado o cotidiano médico tanto no âmbito acadêmico-científico quanto nas práticas clínicas, cirúrgicas e epidemiológicas. Isso fica especialmente evidente no que se refere à tecnologia portátil. Nas maletas dos médicos, estetoscópios têm dividido espaço com equipamentos eletrônicos de extrema e versátil utilidade.

Atualmente, a App Store e a Google Play (distribuidoras de aplicativos para os eletrônicos da Apple e para os aparelhos Android, respectivamente) disponibilizam milhares de aplicativos na área médica, além de uma série de outros aplicativos inespecíficos mas muito úteis para médicos e estudantes de medicina.

Esses programas visam complementar os conhecimentos médicos, fornecendo tanto informações teórico-práticas quanto ferramentas auxiliares ao diagnóstico e à tomada de decisão. O Tecmundo reuniu alguns dos itens que não podem faltar na lista de aplicativos do seu smartphone.

Evernote e Dropbox

Não poderíamos começar com outra classe de ferramentas  que não os armazenadores de conteúdo. Aqui, destacam-se o Evernote e o Dropbox. Se você já se pegou numa situação de apuros, em que teve que se lembrar de um esquema terapêutico, de um fluxograma de conduta perante alguma apresentação clínica ou mesmo de um roteiro de exame neurológico, então você vai concordar sobre a utilidade destes programas.

(Fonte da imagem: Divulgação/App Store)

Estes aplicativos funcionam como pastas de armazenamento.  Neles, você pode colocar desde fotos de esquemas e fluxogramas até protocolos completos de condutas. Desde apresentações de slides até o portfólio do seu trabalho de conclusão de curso. Tudo ao seu acesso com apenas alguns toques na tela, e em qualquer lugar, de maneira organizada e ao seu gosto.

MedScape

O MedScape é uma base eletrônica de dados que foi fundada em 1995. Popular por sempre disponibilizar conteúdo atualizado e acessível, o MedScape se destacou ainda mais nos últimos anos pelo seu Drugs Interaction  Checker, muito conhecido por médicos e  estudantes de medicina desde que cursaram a disciplina de farmacologia.

Obviamente, esse gigante da medicina eletrônica não deixaria a desejar no que se trata de conteúdo móvel. O aplicativo do MedScape é um dos programas médicos mais baixados em smartphones. Através dele, tem-se acesso a conteúdo de qualidade e atualizado sobre apresentação clínica, fisiopatologia, epidemiologia, protocolos de tratamentos, drogas e exames complementares a serem solicitados para uma rica lista de doenças.

É uma ótima ferramenta de suporte à prática clínica cotidiana.

Epocrates

Com conteúdo e funções semelhantes às do MedScape, esse aplicativo apresenta apenas uma parte do seu conteúdo disponível para livre download. Quem quiser a versão completa precisa pagar, mas certamente não vai se arrepender. Além de uma ferramenta de interação medicamentosa extremamente prática, este aplicativo disponibiliza uma completa calculadora médica, com funções gerais como cálculo do IMC, LDL, anion gap e osmolaridade sérica, e funções mais especializadas, como  Kt/V, MELD e PELD.

(Fonte da imagem: Divulgação/App Store)

Destaca-se, neste aplicativo, a busca por medicamento de acordo com suas características físicas como cor, formato, sulcos e impressões e até transparência, ideal para aqueles casos em que o paciente não sabe reproduzir o nome da medicação que usa durante a anamnese. Afinal de contas, ao perguntar a um paciente sobre a medicação em uso, quem nunca  recebeu a resposta “Um amarelinho, doutor! Sabe qual?”?

GestaTools

Lembra-se daqueles dias em que o pronto atendimento da obstetrícia estava agitado e ainda assim você precisava ficar calculando a idade gestacional a partir da data da última menstruação ou da primeira ecografia? Este aplicativo realiza isso para você, e ainda faz o favor de aplicar a regra de Naegele, dispensando-te da tarefa de calcular a data provável do parto.  Como se não bastasse, o GestaTools ainda fornece calculadoras para Índice de Bishop e IMC. E, o melhor, tudo isso é de graça!

Calculadoras médicas

Aqui, destacam-se alguns aplicativos que tem um altíssimo número de  downloads por reduzirem o trabalho mental da aplicação das complexas fórmulas médicas. Estes aplicativos visam tanto a otimização do tempo quanto a praticidade na obtenção de respostas matemáticas acessíveis a partir do cruzamento de resultados de exames clínicos e laboratoriais.

Ainda auxiliam na tomada de decisões sobre drogas, hidratação e reposições. Dentre as calculadoras mais utilizadas, além das embutidas no MedScape, Epocrates e GestaTools, merecem o nosso destaque a AxCalc, a CliniCalc e a MedCalc.

Aprovada pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, a AxCalc apresenta funções como taxa de gotejamento, conversor de unidades, sangramento admissível, correção aguda de sódio, reposição de jejum etc.

(Fonte da imagem: Divulgação/App Store)

A CliniCalc opta por um enfoque mais amplo, indo além de uma mera calculadora médica. Sua grande variedade de conteúdo apresenta-se, na pagina inicial, separada por sistemas orgânicos. As ferramentas mais bem comentadas deste aplicativo são os diversos escores disponíveis, o cálculo de déficit hídrico, o manejo de infusão, a taxa de produção urinária, a variação no sódio sérico, a escala de coma de Glasgow clássica e pediátrica e o cálculo da área corporal.

Mas, esse programa vai muito além disso, disponibilizando alguns cálculos mais específicos, como o da classificação de Child-Pugh e o Odds Ratio. As vantagens da MedCalc competem com a desvantagem de ser uma calculadora paga. Ainda assim, é uma excelente ferramenta, em especial para aqueles que tendem a esquecer fórmulas como a do clearance de creatinina ou do cálculo da data provável do parto.

Medicamentos

Devido à extensa lista de medicamentos disponível atualmente no mercado farmacêutico, ferramentas eletrônicas capazes de organizar esse tipo de informação só poderiam ter dado muito certo entre profissionais da área da saúde. O primeiro destaque que damos é ao CortiConverter, uma calculadora que faz a conversão de doses entre os principais corticóides disponíveis no mercado.

O Genéricos BR está entre os aplicativos gratuitos na área médica mais baixados no Brasil. Apresenta uma rica lista de medicamentos, permitindo busca tanto por princípio ativo quanto por medicamento de referência. Ainda permite a consulta offline a bulas dos 130 genéricos mais populares no Brasil, acesso ao bulário da Anvisa, lista de fabricantes e formas farmacêuticas de cada genérico, dentre outras funções.

(Fonte da imagem: Divulgação/App Store)

Com a vantagem de ser gratuito,  faz-se um excelente aplicativo quando associado a outras bases, como o MedScape ou o Epocrates. Tendo disponibilizado um conteúdo mais completo, o Guia dos Remédios é um popular aplicativo pago. Além de garantir conteúdo produzido sob supervisão científica, esse programa  traz mais de 3500 bulas completas e também permite a busca por nome de medicamento ou de principio ativo.

CID

Usar um livro para descobrir o CID de uma doença é quase tão antiquado quanto usar o sumário da Barsa. Desde que este aplicativo foi criado, descobrir o CID de uma doença demora menos de 15 segundos. O CID-10 Pro não contém apenas o texto da Classificação Internacional de Doença,  mas diversas ferramentas de navegação e busca através dela. Além de permitir marcar os seus CID mais utilizados como favoritos,  esse aplicativo apresenta uma estética prática e moderna.

(Fonte da imagem: Divulgação/App Store)

Deve-se ter em mente que aplicativos como estes não substituem a racionalidade médica. São complementares a uma prática clínica bem estruturada. Esses programas são úteis justamente por isso: somam-se ao intecto médico na tomada de decisões e na escolha de condutas.

.....

Dhiogo Corrêa é interno do Hospital da Cruz Vermelha, pela Universidade Positivo. Sempre ligado nas atualizações tecnológicas na medicina, dispôs-se a colaborar com o Tecmundo para auxiliar os médicos e acadêmicos de medicina a incorporarem à suas rotinas essas tecnologias, que serão, cada vez mais, parte do dia-a-dia da profissão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.