Implante wireless de 3mm promete revolucionar as próteses do futuro

1 min de leitura
Imagem de: Implante wireless de 3mm promete revolucionar as próteses do futuro

Uma equipe de cientistas da University of California desenvolveu um protótipo de sensor wireless menor que um grão de arroz. Chamado “neural dust”, o dispositivo possui um cristal piezoelétrico que pode gerar energia utilizando vibrações ultrassónicas do próprio corpo do paciente.

O sensor precisa de quantidades tão pequenas de energia que é capaz de transmitir as informações coletadas para receptores externos, o que é útil no caso de próteses para pessoas que não são capazes de mover algum membro, por exemplo.

Embora a primeira versão tenha apenas três milímetros de comprimento, os pesquisadores estão confiantes de que, em breve, será possível criar um sensor que tenha pelo menos a metade da espessura de um fio de cabelo. Esses dispositivos extremamente pequenos e autossuficientes em energia poderão ficar implantados nos pacientes para sempre, não sendo necessária nenhum tipo de intervenção para manutenção.

“O objetivo original do projeto neural dust era o de imaginar a próxima geração de interfaces cérebro-máquina, e criar uma tecnologia que fosse clinicamente viável. Se um paraplégico quer controlar um computador ou um braço robótico, você implantará o eletrodo em seu cérebro e ele poderá ficar lá durante toda sua vida”, explica o pesquisador Ryan Neely.

Além de monitorar órgãos e servir como plataforma para controlar próteses inteligentes, os cientistas acreditam que o sensor será útil no monitoramento de tumores e na avaliação de terapias anticancerígenas. Também existem boas chances de que a tecnologia possa ser utilizada para estimular nervos e tratar doenças como a epilepsia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.