Terapeutas recorrem ao Second Life para curar pacientes

1 min de leitura
Imagem de: Terapeutas recorrem ao Second Life para curar pacientes

A terapia já está sendo usada há um bom tempo para ajudar pacientes a entender seus traumas e tentar viver de uma forma mais plena em sociedade. Porém, as limitações físicas de uma terapia podem fazer com que o processo demore mais do que o esperado.

Com o mundo virtual fazendo cada vez mais parte da vida do ser humano, porque não ultrapassar a barreira física por meio de um ambiente virtual? É isso que propõe a “Innovative Avatar Therapy Simulation”, usando games como o Second Life para levar o consultório para um novo nível.

Terapia no Second Life (Fonte da imagem: Kurzweil)

Terapia no computador

A ideia da terapia por avatares é permitir que as pessoas inovem suas identidades e possam trabalhar suas limitações em cenários criados especialmente para elas. Dessa forma, experiências de infância, desejos escondidos e outros podem ser colocados para fora, curando um paciente de um trauma, resolvendo dilemas e finalizando casos mal resolvidos.

O mundo virtual oferece um nível de experiência sensorial que ajuda no processo terapêutico, uma vez que o cliente está seguro em seu ambiente online. Dessa forma, problemas que demorariam anos para aparecer tendem a serem visualizados mais rapidamente, já que o paciente passa por situações que normalmente não passariam ao interagir com o médico e com outras pessoas e seus avatares.

Consultório virtual (Fonte da imagem: Dr. Craig Kerley)

Segundo James Herbert, chefe do programa de pesquisa sobre o assunto da Drextel University, estudos mostram um sucesso similar aos da terapia tradicional para problemas relacionados à ansiedade social e desordens devido ao stress pós-traumático. A terapia por avatares também se mostra útil em esquizofrenia, síndrome de Asperger e até mesmo em danos cerebrais.

Se você possui uma conta no Second Life, por exemplo, terapeutas oferecem sessões por meio da web, bastando informar os dados e pagar adiantado por uma consulta. Com isso, você não vai mais precisar sonhar com o mundo de Pandora, transformando-se em um enorme ser azul para realmente viver e interagir no mundo virtual.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.